COGNOSCERE
A habilidade de falar é o equilíbrio de ouvir!
O maior desafio diário é ouvir o outro, a prática e o discurso não andam juntos. Principalmente em uma cultura, que temos dificuldade com o debate de ideias.
Erich Fromm, diz que a arte de amar está na nossa capacidade de ouvir outro.
Ouvir e falar são comportamentos muito diferentes, requer o compartilhamento a cumplicidade, a curiosidade sobre o outro, sobre algo, sobre coisas!!!! Requer a compreensão.
Com palavras temos poder da comunicação, do diálogo, de codificar, da construção, da persuasão, da negociação, de passar o conhecimento, de encontrar o autoconhecimento e dar bom um feedback.
Mas a escuta ativa é muito mais difícil no nosso dia-a-dia, pois exige a observação, a troca, requer que a fala do outro seja relevante, que a experiência seja compartilhada, a empatia, de perceber o outro, de sentir o significado de algo, de ter boa vontade e o silencio!
A linguagem é um processo humano, um processo social, no qual somos “ nós” e o “outro”, como indivíduo e o coletivo. A palavra “cognoscere” do latim que significa aprender, perceber, é a nossa cognição, de interpretar algo ou alguém, de fazer uma leitura do ambiente, é uma experiência de se conectar ao outro e aos outros ao construir uma ponte dourada .
A emoção está tanto no falar como no ouvir! Evita o distanciamento! Talves, este seja o maior desafio de mudança de comportamento de nossas lideranças em nossas organizações!