AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA – HAEMIN SUNIM
“As coisas que você só vê quando desacelera” foi o 4° livro que li, ainda no começo de 2021, mas foi o primeiro em um bom tempo que me deixou reflexivo por vários momentos, tamanha foi minha vontade de falar a respeito que decidi escrever um breve artigo para expressar este sentimento.
Haemin Sunim, o autor desta maravilhosa obra é um professor e também escritor sobre zen budismo e mesmo para os mais leigos no assunto, tem o dom de transmitir a calma necessária para elaborar conselhos muito bem fundamentados sobre relacionamentos, trabalho e espiritualidade.
“Mantenha esse pensamento em mente ao raiar do dia e durante o dia e a noite – existe apenas um caminho para a felicidade, e ele consiste em desistir de tudo aquilo que não está na sua esfera de controle, nada mais é sua possessão, entregue todo o resto a Deus e a Sorte.”
Um paragrafo curto, retirado diretamente da versão traduzida pela Rafaella Lemos e disponibilizada pela editora Sextante, mas que descreve com muita perfeição todo o foco do livro e para onde ele deseja te levar ao fim da jornada de leitura.
A ideia central é a de aprender a dar valor ao que realmente encontra-se no alcance da sua energia, onde você possa sim se dedicar e produzir um resultado positivo, isto se dá através de diferentes argumentos que são desenvolvidos ao longo do livro que demonstram o poder da ideia de desacelerar, ou seja, estar inteiramente no momento, tanto para vive-lo como para usar toda sua capacidade nas tomadas de decisão.
Além disso, a obra é capaz de jogar uma luz sobre os problemas e dificuldades que se derivam da necessidade que o mundo moderno gerou de estarmos sempre a par de tudo que ocorre (especialmente com o massivo uso de redes sociais), e como isso é capaz de afetar as diferentes áreas da vida.
Outro ponto abordado, diz respeito ao fato de estarmos eternamente sobre uma grande quantidade de estresse e ansiedade, fortemente corroborado pelo conceito do trabalhador Multitask, que ao se inserir em diferentes demandas em paralelo acaba por muitas vezes não desempenhar nenhuma com a qualidade que poderia.
Recomendados pelo LinkedIn
“Você pode aumentar a autoconsciência interagindo com uma ampla variedade de pessoas nas mais variadas situações. Você vai desenvolver uma compreensão mais profunda de si cultivando relacionamentos, que se tornam um espelho que vai refletir pontos fortes e fracos em várias circunstâncias.”
Esta passagem evidencia a importância do desenvolvimento de uma rede ao seu redor que lhe de suporte e auxilie no processo de evolução e autoconhecimento, sendo um importante combustível na busca de quem somos e o que queremos desenvolver para assim ter uma visão mais concreta de nossas vocações.
Claro que basear o nosso conhecimento na evolução oriunda do intercâmbio de vivências pode trazer alguns inconvenientes, como ser afetado pela percepção que os demais tem por nossa vida.
Muitas vezes expandimos a nossa visão de mundo, nossos valores fundamentais e os mais intrínsecos desejos como uma regra para todos e o mesmo ocorre conosco, podendo levar a uma percepção incorreta do que é atingir o sucesso, esse é um caminho perigoso, visto que podemos incorrer na necessidade de passar uma vida toda correndo atrás de um objetivo que nunca irá nos satisfazer, sendo assim coloque o seu "coração" antes da razão nos momentos em que estiver em dúvida sobre o próximo passo.
“Apenas quando desaceleramos é que finalmente vemos com clareza nossos relacionamentos, nossos pensamentos e nossa dor. Quando vamos mais devagar, não ficamos mais presos neles. Podemos nos distanciar e apreciá-los pelo que são.”
Esta última frase resume com perfeição o que levarei como ensinamento, aprender a parar, analisar e tomar a melhor decisão de primeira, sem pressa, porque ao buscar um comportamento atropelado, na maioria das vezes cometemos diversos equívocos que nos fazem voltar a entender o que se passou e no fim gerar diversos retrabalhos que poderiam ser evitados desde o início.
Ser flexível e resiliente, estando apto a encarar os diferentes aspectos da vida é essencial, mas saber como priorizar suas demandas e mais ainda, como organizar seu dia a dia, de modo a construir um ambiente benéfico e propício a inovação e criatividade sem deixar a produtividade de lado é o grande mistério que temos que solucionar no mundo atual, e neste sentido “As coisas que você só vê quando desacelera” só vem agregar.