Colaboração x Arrogância na área de TI
Imagem da Internet

Colaboração x Arrogância na área de TI

Em todas as áreas existem aquele tipo de profissional “caricato”, que todo mundo conhece alguém igual e muitas vezes se torna até um estereótipo. Um tipo muito comum em TI é aquele cara que sonha em montar um blog ou um canal no YouTube para falar de coisas da área, tecnologia, tutoriais e etc. Mas por quê temos tantas pessoas assim em TI?

A resposta vem da aceitação de que nós não fazemos nada sozinhos. Seja você de programação, infra, segurança, banco de dados ou qualquer outro setor, em algum momento chegou a travar em um determinado problema e precisou recorrer a fóruns e vídeos para encontrar alguém que tenha passado por uma situação semelhante. Muito do que sabemos sobre nosso trabalho não veio dos livros ou aulas da faculdade, mas sim de um colega que pode estar do outro lado do mundo e em seu tempo livre decidiu ajudar algumas pobres almas com seu conhecimento. O colaborativismo é intrínseco para o TI.

E isso não acontece apenas para ajuda em problemas técnicos. Muitos gostariam de ter um site de notícias como um TecMundo ou Olhar Digital da vida e, quem sabe, se tornar uma referência de tecnologia.

Existe também a questão da vaidade. Óbvio que quando alguém planeja escrever conteúdo ou responder o maior número possível de dúvidas em fóruns não tem apenas o puro sentimento de ser solidário: todos queremos ser importantes, famosos e até ganhar algum dinheiro. Dentro desse sentimento nos aproximamos um pouco sobre o contraponto do TI, a arrogância.

Todo mundo também conhece aquele cara chato, que talvez te ajude, mas vai rir da sua cara primeiro. Se acha melhor do que os outros e não admite que seu jeito e suas ideias estão erradas. Nossa área tem muitas pessoas assim e é sempre uma experiência ruim quando ele é o colega ao seu lado. Pior ainda, para a empresa, quando os colocam no atendimento ao usuário, que sofre por ser tratado como inferior ou ignorante e com razão faz suas reclamações.

Nunca podemos nos esquecer de que o mercado de trabalho é um mundo pequeno. Mesmo que tenhamos muito conhecimento, jamais podemos menosprezar alguém por saber menos. Um dia podemos reencontrar essa pessoa e não ter deixado ali uma “porta aberta” pode fazer falta.

Finalizando, este post é uma reflexão sobre os diferentes profissionais que conhecemos. Compartilhe nos comentários alguma experiência que você teve!

Ajudar nossos colegas compartilhando conhecimento só traz benefícios para todos e é por esse motivo que (pela 3° vez) quero dar vida ao blog.

Convido você para acompanhar: IT Blog

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos