Colhendo os frutos do agrotech 🌾🚜
E aí, pessoal?! Tudo verde por aí? 🌱
Esperamos que sim, porque nesta edição da “No Contrafluxo”, viemos falar sobre maturidade, não de algum tipo de plantação, mas sim da presença dela na tecnologia para o agronegócio!
O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) no Agro, lançado este mês pela TOTVS , em parceria com a H2R Insights & Trends , revela uma média geral de 0,58 pontos numa escala de 0 a 1. O estudo avalia o grau de implementação de tecnologias na gestão da operação e vendas no agronegócio brasileiro.
Poderia estar melhor, né?!
O diretor de produtos de Agro da TOTVS, Fabrício Orrigo , comenta que um dos fatores que pode atribuir o resultado não está ligado a métodos de cultivo, adubação ou irrigação 🌾 e sim ao fato de que muitos executivos ainda não veem a tecnologia como prioridade.
“A falta de conhecimento sobre as vantagens e o potencial retorno sobre o investimento desencoraja alguns produtores a seguir com esse investimento. Além disso, outros fatores como a falta de acesso à crédito, a falta de mão de obra qualificada e até desafios de infraestrutura também ajudam a explicar estes resultados”, explica Orrigo.
Agora, a solução para impulsionar esse índice está na ponta da língua dele: investir em tecnologia! “A pesquisa ajudou a confirmar algo que já esperávamos, ou seja, quanto mais a empresa investe em soluções incrementais e integradas ao sistema padrão de gestão (ERP), maiores são os índices de produtividade encontrados”, reforça!
E quem também está fertilizando o terreno da tecnologia são as startups. 🚜
📣Com a palavra, o empreendedor!
A Cromai , por exemplo, é uma agtech, da Comunidade iDEXO, que está aí para suprir uma baita necessidade do mercado: dados reais e confiáveis para tomar decisões na lavoura.🌳
Com inteligência artificial, eles analisam imagens da plantação e oferecem diagnósticos precisos, além de terem criado uma solução de inteligência artificial para identificar ervas daninhas em plantações de cana-de-açúcar.
O cofounder da Cromai, Henrique Del Papa , acredita que a transformação tecnológica no agronegócio é irreversível.
Recomendados pelo LinkedIn
“Reconhecemos a importância de oferecer soluções inovadoras que não só mitigassem os problemas enfrentados pelos produtores, mas também os capacitassem a agir de forma mais assertiva e estratégica com dados confiáveis. Isso permite maximizar nosso impacto, contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e a modernização do agronegócio brasileiro como um todo”, reforça o empreendedor.
Também neste mês, a Cromai venceu, como Destaque, a competição de startups do South Summit Brazil 2024, que aconteceu em Porto Alegre. Concorrendo com mais de 2 mil startups de 80 países. 🏆
📚Na estante do empreendedor
O livro "O lado difícil das situações difíceis", de Ben Horowitz, foi o indicado neste mês. Nele, Henrique encontrou ideias valiosas para lidar com os desafios diários à frente da Cromai. Ele recomenda a leitura para ter uma visão profunda de como enfrentar momentos críticos e emergir deles mais forte.
Com insights sobre liderança, empreendedorismo e gestão de startups, ele criou estratégias para tomar decisões difíceis da vida de todo empreendedor.
“Ao adotar suas lições, fomos capazes não apenas de superar obstáculos, mas também de transformar desafios em oportunidades de crescimento. Por isso, considero este livro uma leitura indispensável aos empreendedores”, recomenda Henrique Del Papa.
E aí, plantamos uma sementinha para o assunto?! Assine e recomende esta news para um amigo! 👍
“No Contrafluxo” é a newsletter do iDEXO no LinkedIn. Nela, você encontra os temas mais relevantes do universo de startups, inovação, empreendedorismo e tudo que interessa e inspira você que vive a nossa comunidade.
Nos vemos no mês que vem!