Colla celebra 40 anos como referência no mercado de alto padrão de Porto Alegre
A trajetória da Colla revela o entusiasmo e a dedicação de um empresário apaixonado. Um jovem que, aos 24 anos de idade, percebeu o potencial do mercado imobiliário, mas foi impulsionado pela possibilidade de transformar sonhos em realidade e construir histórias de vida. Naquela época, Volmir Colla já acumulava quase dez anos de experiência no setor, trabalhando como office-boy em uma incorporadora. Quando surgiu a oportunidade de tornar-se sócio de uma empresa, em 1984, ele não pensou duas vezes: fundou a Colla Construções, que veio a se tornar uma das maiores incorporadoras do Rio Grande do Sul. Nestes 40 anos de história, foram mais de 3.000 imóveis entregues e o reconhecimento como referência no mercado de alto padrão de Porto Alegre.
O mérito vem da paixão pelo trabalho e do reconhecimento de que o patrimônio da empresa está no canteiro de obra. Essa forma de pensar é reconhecida na cultura da empresa como “método artesanal”. Trata-se de um processo feito a muitas mãos, que valoriza o prolongado período de planejamento para a conquista de um novo endereço. “São cinco anos de pensamento, de desenvolvimento de projeto, de compatibilização, até o lançamento de um empreendimento. E cada um é único, cada um tem a sua forma e cada um nos ensina muita coisa”, afirma Rafael Colla, diretor da empresa. Ele integra a segunda geração que passou a fazer parte da empresa nas últimas duas décadas.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse aprendizado é constante, em todas as etapas, envolvendo o grupo de empresários e de projetistas da construtora, além das equipes externas contratadas, tanto de arquitetura como de interiores e de paisagismo, em busca das melhores soluções. “Eu e o meu pai discutimos muito ao longo do caminho. Quando chegamos a um consenso é porque evoluímos muito e acreditamos que o projeto está pronto para ser levado ao mercado”, revela. A medida utilizada para saber se o empreendimento está pronto para ser lançado é simples, obtida a partir da reflexão dos próprios incorporadores: “nós moraríamos neste apartamento?”. “Se a resposta for negativa, não adianta querermos lançar porque não vamos conseguir transmitir ao cliente os nossos valores”, argumenta Rafael. Essa é a premissa: amar o que está sendo construído e o que está sendo entregue.
A felicidade, aliás, é um ativo importante para a Colla. E vem sendo reforçado desde 1995, quando a empresa adotou o símbolo do sorriso como a sua marca registrada, destacando um período de inovação, expansão e de reconhecimento do seu alto padrão de qualidade por parte dos clientes. “Somos poucos na empresa e temos uma relação muito próxima com o cliente. Temos o maior respeito por eles e, por isso, somos criteriosos em relação à pontualidade e à qualidade do que entregamos”, reforça Rafael.