Com alto índice de desemprego, abrir o próprio negócio vira opção para superar crise

De acordo com pesquisa da Pnad Contínua, divulgada na última quinta-feira (29), o índice de desemprego atingiu 12,6% em fevereiro, tendo um aumento de 432 mil desempregados em relação ao último trimestre. A crise no mercado de trabalho tem aumentado o número de empreendedores por necessidade, ou seja, pessoas que buscam alternativas fora do mercado formal.

Para José Augusto Minarelli, CEO da Lens & Minarelli e especialista em outplacement, o emprego não vai acabar, ele só está em transformação. Para Minarelli, a prestação de serviços autônoma pode ser uma saída para o desemprego, e para isso, é importante o desenvolvimento da inteligência mercadológica, que se resume na capacidade de perceber oportunidades, desenvolver bens e serviços, assim como vendê-los, promovendo soluções que acompanham a evolução da demanda.

A inteligência mercadológica visa implantar o espírito empreendedor, desenvolver a mentalidade do prestador de serviços, e tornar o profissional um líder de seus próprios projetos e serviços. "Ao adotar o novo "software mental" o profissional pode descobrir oportunidades e espaço no mercado de trabalho", explica o especialista.

"A boa notícia é que mesmo que falte emprego, trabalho nunca faltará para aqueles que possuírem um mindset adequado e que estejam capacitados para enfrentar o mundo 4.0", finaliza José Augusto Minarelli.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Celso Soares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos