Com investimento em ciência e tecnologia, Unilever volta sua atenção para tendências de consumo
As tendências de consumo têm norteado o mercado em direção a novas práticas nas operações e nos produtos, buscando acompanhar os chamados “consumidores modernos”. Para eles, uma das principais preocupações na relação com as marcas é a sustentabilidade. Na Unilever, essa demanda se traduz em diversos movimentos internos para entregar este atributo. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Marcelo Costa , líder da divisão de cuidados para a casa da Unilever , comenta que atualmente 40% das embalagens dos produtos são feitas de plástico pós-consumo. Além disso, a fábrica de detergente em pó, localizada em Indaiatuba (SP), teve sua matriz energética modificada para biomassa, reduzindo em 96% a emissão de CO2. “A mudança da matriz energética ocorreu faz um ano e, desde então, com esse movimento, temos agora uma ‘fábrica invisível’ em emissão de CO2. Então, são essas as preocupações dos consumidores e a gente tem estado muito atento a isso e tentando responder com velocidade e precisão a esses comportamentos”, afirma o executivo.
Conveniência
Como forma de atender uma outra tendência de consumo observada, na qual a praticidade e a conveniência são os fatores principais, os investimentos em ciência e tecnologia ganharam reforço. “Temos uma escuta muito ativa e próxima dos consumidores, levamos suas ‘dores’ aos nossos cientistas que traduzem as necessidades em produtos que facilitam a vida do consumidor. Para o segundo semestre, vamos trazer um lançamento para a marca Vim, voltado para a limpeza do vaso sanitário, além de outras novidades. Em 2024, temos mais lançamentos do que tivemos em 2023”, destaca. A companhia registrou crescimento duplo dígito por três anos consecutivos e segue apostando em uma estratégia pautada em três pilares: superioridade, amplo portfólio e sustentabilidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Investimento em Cif
Além de marcas como Omo, Brilhante, Surf e, no Nordeste, Ala, uma das estratégias de investimento da Unilever é alavancar Cif no país. “Cif é uma marca que a gente vem investindo muito e a expectativa é dobrar de tamanho, em dois anos, essa marca aqui no Brasil. Então, essa é a nossa direção estratégica”, afirma Marcelo Costa. A companhia apostou na marca para ser uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil por dois anos seguidos e, dessa forma, segundo o líder da divisão de cuidados para a casa, Cif bateu recordes em acessos no QR Code. “A gente ganhou vários pontos de penetração, com novas pessoas experimentando o produto por causa do programa”, diz o diretor.
Campanhas de Trade Marketing
Desde o início do ano, a Unilever apostou em campanhas como Hits da Limpeza, que colocou todo o portfólio de limpeza na promoção, estrelada pela cantora Simone Mendes. Segundo a Unilever, a iniciativa trouxe para a divisão de limpeza saltos em sell-out. Além disso, estão sendo realizadas campanhas promocionais para Brilhante e Comfort. “Estamos bastante consistentes com muito investimento, não só em comunicação fora da loja, mas também dentro da loja. A empresa tem investido como nunca e a resposta tem sido muito positiva. Não só a Unilever ganha com isso, mas a gente faz com que esse segmento cresça e traga crescimento também para o varejo”, finaliza.