Começou a temporada de Pinhão! Você sabia que sua colheita é controlada no Brasil?
O Pinhão é um dos produtos queridinhos da nossa linha Cucina Prima. As sementes são típicas de diversas culturas gastronômicas no país e muito populares nos períodos de festas juninas. Muitas pessoas acham seu preparo complexo e com a Verdureira fica muito mais prático, já que já está cozido e pronto para consumo, preservando todo o sabor e textura!
Basta a temperatura baixar que a procura por essa iguaria começa. Mas, o que nem todo mundo sabe é que há leis específicas que regulamentam a colheita e comercialização de pinhões. Seu cultivo e venda é controlado, de maneira que a espécie, a fauna e a flora das regiões onde as araucárias crescem sejam preservadas.
Cada estado tem seu órgão regulador e define quando a colheita de pinhão está liberada. Este ano, algumas localidades estão autorizadas desde março. Mas, em algumas regiões, foi liberada a partir de 1º de abril. Antes da data pré-determinada, não é permitido colher, transportar ou comercializar as sementes. Isso vale tanto para uso em sementeiras quanto para o consumo como alimento.
Dessa forma, todo o setor respeita o processo natural de maturação das sementes e não ameaça o ecossistema. A safra se estende até junho ou julho, podendo variar conforme clima e condições da região. Interessante, não é mesmo?
Assim que liberado, o Pinhão chega em nossa fábrica e ali a mágica acontece! As sementes são descascadas uma a uma e depois cozidas com a técnica sous-vide por horas. O consumidor final tem acesso a um produto com todas suas propriedades nutricionais mantidas, já pronto para ser consumido, basta esquentar no micro-ondas ou em banho-maria.
Alguém mais está animado para a temporada de Pinhão? Ele já está disponível em nossos pontos de venda. Acompanhe onde tem Verdureira aqui.