Comemorando com o Bolero de Ravel

Comemorando com o Bolero de Ravel


Dezessete minutos e trinta segundos de puro trabalho de equipe.

Joseph-Maurice Ravel morreu em 1937, em Paris. Foi mestre no piano e na regência. Compôs a música Bolero , uma das mais célebres obras musicais de todos os tempos, conhecida como o Bolero de Ravel.

È uma das músicas mais ouvidas no mundo. Você já a escutou?

Começa em piano e cresce até culminar no fortíssimo final, e a cada reaparição da melodia um novo instrumento é executado e incorporado nesta. Ouve-se o mesmo roteiro melódico do início ao fim, porém sem nos dar a menos expressão ou sensação de cansaço.

Cada vez que escuto esta música ser interpretada por uma orquestra, volto a pensar no quanto trabalhoso foi encontrar a harmonia perfeita entre os componentes, o quanto afinado os instrumentos estavam, o quão integrado estava o Regente e sua batuta.

Como seria possível tal êxito, diante da complexidade de reger pessoas e suas habilidades para um único objetivo?

Fazendo uma analogia, percebemos o quanto é idêntica à situação de um empresário em estabelecer objetivos e desenvolver as atividades harmonicamente com seu grupo de trabalho, com a finalidade de alcançar o êxito. Fica clara, a necessidade de reconhecer habilidades a fim de obter o melhor resultado de cada um, pois cada pessoa tem um talento relevante e merece ser trabalhado na sua individualidade. O objetivo torna-se então unificá-los em direção a uma meta, através da coordenação de um dirigente.

A obra perfeita é encontrada através da harmonia das partes, deixando clara a integração de um trabalho de equipe.

Escutando o Bolero de Ravel fica evidente o quanto cada empresa necessita de uma liderança, de um trabalho de equipe, de cooperação, harmonia, ousadia e motivação para o crescimento. Sentir-se participante é de extrema importância no processo motivacional. Ser bem liderado torna a equipe mais confiante na execução, criando o estímulo à criatividade, de forma que todos compreendem seus papeis e busquem novas abordagens no dia a dia de trabalho.

O Bolero de Ravel tem dezessete minutos e trinta segundos de pura emoção, como resultado de um trabalho de horas e horas de treinamento, dedicação, cooperação e objetivos bem definidos entre Regente e a orquestra. Ele emociona a todos que o ouvem.

Sua empresa tem como meta a harmonia entre seus membros, a dedicação ao trabalho e o comprometimento com os resultados a serem alcançados e acima de tudo a representação destes fatores na satisfação de seus clientes, ou seja, a satisfação provinda da emoção.

Receber aplausos pelo resultado. Ter instrumentos afinados, habilidades desenvolvidas e uma liderança atuante.Antes de tudo, compete a cada empresário reconhecer dentro de si o grande Regente desta orquestra chamada empresa, para que os aplausos sejam para todos através do reconhecimento de um trabalho bem executado.

Aos Empresários Regentes, parabéns pelo seu dia. E como presente : o Bolero de Ravel

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos