Comentário mercado 19/11/2018
A semana será mais tranquila para os mercados com o feriado em SP na próxima terça-feira (Consciência Negra) que manterá a bolsa brasileira fechada bem como o feriado no USA, Dia de Ação de Graças, tende a manter uma menor liquides nos mercados na próxima quinta e sexta-feira.
No Brasil investidores atentos com as novidades na formação do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, na semana que se encerou o mercado teve boa aceitação da indicação para a presidência do Banco Central de Roberto Campos Neto e da manutenção de Mansueto Almeida como secretário do Tesouro e na manhã desta segunda-feira foi confirmado o nome de Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras. Agenda de indicadores esvaziada para esta semana.
No cenário internacional atenção a guerra comercial entre USA e China, que teve novos capítulos no final de semana quando Mike Pence, vice-presidente do USA, fez duras criticas a China, afirmando que os países devem evitar se endividar junto a países asiáticos. Por outro lado, Trump afirmou que poderá não impor novas tarifas a produtos chineses depois de Pequim enviar nova lista de medidas para tentar acertar um acordo comercial.
Fato é que possivelmente veremos um desfecho desta novela na próxima reunião do G-20 na Argentina no final deste mês.
Hoje USDA deve divulgar dados do andamento da colheita americana e plantio do trigo de inverno. Na quarta-feira deveram ser divulgados dados dos bens duráveis, vendas de casas usadas e estoque de petróleo bruto.