Comitê de Compra: a estratégia que pode multiplicar seus resultados de vendas
Vamos começar a newsletter desta semana propondo uma reflexão: quantas vezes você já viu uma oportunidade promissora escapar pelas mãos por não ter envolvido as pessoas certas no processo?
No dinâmico mundo B2B, raramente uma decisão de compra significativa é tomada por uma única pessoa. Segundo a Harvard Business Review, em média, compras de software acima de US$100 mil envolvem pelo menos oito stakeholders.
Então, como você pode alinhar melhor seus esforços para garantir que todos os influenciadores do processo estejam ao seu lado? A resposta está em compreender e mobilizar o seu Comitê de Compra.
Continue a leitura para descobrir como colocar essa estratégia em prática!
O que é o Comitê de Compra?
O Comitê de Compra é o conjunto de personas envolvidas na avaliação e aquisição de seu produto ou serviço. Diferentemente do Ideal Customer Profile, que foca em identificar o perfil ideal do cliente para o seu produto, ele se concentra em como a decisão de compra é tomada.
Dessa forma, o Comitê de Compra geralmente inclui três tipos principais de influenciadores:
1. Usuário funcional
A pessoa que vai testar ou implementar seu produto. Embora não tenham poder de decisão financeira, sua falta de convencimento pode colocar o negócio em risco.
São eles: Engenheiro de Software, Gerente de Produto.
2. Líder funcional
O tomador de decisão dentro do departamento. Assim, eles ouvem o feedback do usuário funcional e são os responsáveis por aprovar ou viabilizar o investimento.
Exemplos: Diretor de Marketing, VP de Engenharia.
3. Aprovador executivo
Para grandes valores, a palavra final geralmente vem do C-Level, como os CFOs, COOs e CTOs. Eles se concentram no impacto estratégico e financeiro da compra.
Por que o Comitê de Compra é tão importante?
Em um cenário econômico desafiador, onde apenas metade dos projetos recebe financiamento e 30% mais acordos precisam de aprovação do alto escalão, conhecer profundamente o Comitê de Compra é fundamental para:
Sem essa compreensão, você corre o risco de desperdiçar tempo e energia com as pessoas erradas. Por isso, não hesite em investir em um comitê para o seu negócio.
Como definir o seu Comitê de Compra?
Agora que você já sabe o que é Comitê de Compra e o impacto da sua atuação no sucesso de um negócio, chegou o momento de descobrir como defini-lo.
Por isso, confira a seguir algumas etapas práticas para identificar e engajar seu Comitê de Compra de forma estratégica:
1. Analise seus melhores e piores casos
Em primeiro lugar, avalie os negócios ganhos e perdidos nos últimos três a seis meses: Quem eram os principais stakeholders nos casos de sucesso? Quem faltava nos casos de fracasso?
2. Converse com sua equipe de vendas
Posteriormente, pergunte aos vendedores o que funcionou bem nos grandes negócios. O que bloqueou os que não fecharam?
3. Compartilhe as descobertas
Em seguida, reúna toda a equipe comercial e de marketing para alinhar os aprendizados e atualizar os playbooks de vendas.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Mantenha o ciclo iterativo
Por último, realize revisões trimestrais para ajustar o mapeamento do Comitê de Compra às mudanças do mercado.
Do planejamento à ação: como implementar o Comitê de Compra no seu negócio
Depois de mapear seu comitê, é hora de transformar as informações coletadas em ações concretas. Assim, busque atualizar materiais de vendas e marketing, criando conteúdos direcionados às prioridades de cada stakeholder.
Além disso, avalie se os negócios em andamento envolvem todos os papéis críticos do Comitê de Compra e realize treinamentos regulares para reforçar a importância do engajamento de todos.
O case de sucesso do Comitê de Compra da Stytch
A empresa Stytch é um exemplo claro de como o entendimento do Comitê de Compra pode transformar os resultados. Antes de implementar esse conceito, a organização enfrentava desafios de previsão e tinha uma taxa de conversão abaixo de 12%.
Porém, ao identificar que envolver os líderes técnicos logo no início do processo era essencial, eles ajustaram suas estratégias.
Consequentemente, em apenas dois trimestres, os resultados foram:
Em suma, conhecer o seu Comitê de Compra é mais do que um diferencial; é uma necessidade para garantir previsibilidade, consistência e resultados escaláveis. Então, alinhe-se à jornada de compra do cliente, evolua constantemente suas estratégias e veja como os resultados acompanham.
Para concluir, tenha em mente que o sucesso em vendas está em entender quem realmente decide. Agora, é hora de começar a mapear o seu Comitê de Compra e transformar resultados!
Conteúdos Recomendados
Novo Episódio do Raise The Bar
No Raise The Bar desta semana você conhecerá o case de transformação tecnológica de uma das maiores administradoras de fast food do Brasil, o Grupo IMC, dono das marcas KFC, Pizza Hut e Frango Assado no país. Para aprofundar no tema, convidamos Alex BX, Chief Sales, Marketing and Technology Officer da empresa.
Atualmente, mais de 50% das vendas da KFC no Brasil já acontecem por autoatendimento, mostrando como a tecnologia está transformando até os setores mais tradicionais, como o de alimentação. Pensando nisso, neste episódio compartilhamos insights valiosos para ajudar o seu negócio a se preparar e aproveitar as oportunidades desse novo cenário.
Quer descobrir como a tecnologia transforma mercados tradicionais?
Assista ao programa na íntegra:
Assine a Foursales News e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre vendas e marketing, feitos pelos maiores especialistas em recrutar e selecionar estas áreas.
Até a próxima!
gerente vendas Líder Alumínio
1 mDicas úteis, nada tão complicado de implantar, bem coerente os passos, creio que um comitê de compras onde os participantes tenham bem alinhados os KPIS da empresa, as métricas, tudo bem definido, será um passo bem interessante numa organização onde todos departamentos interajam, contribuindo na construção de uma excelente gestão de compras.