Comitiva visita o PCT Guamá para conhecer projetos inovadores e sustentáveis
Foto: Sergio Moraes - Fundacao Guama

Comitiva visita o PCT Guamá para conhecer projetos inovadores e sustentáveis

Uma comitiva de 60 pessoas visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na manhã desta quarta-feira (20) para conhecer os desenvolvimentos inovadores e sustentáveis do complexo. A atividade fez parte da V Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectid 2023), iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), em parceria com várias instituições que promovem empreendedorismo, conhecimento e inovação, utilizando a tecnologia como facilitadora no processo.

“Empreendedorismo e inovação entre rios e florestas” foi o tema do evento, que ocorreu entre os dias 12 e 20 de dezembro, em três locais: Parque da Residência, Ilha do Combu e PCT Guamá, todos em Belém. A programação contou com palestras, oficinas, estandes, seminários e exposições.

Foto: Sergio Moraes - Fundacao Guama

A visita começou com uma palestra de apresentação do parque feita por Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social gestora do ambiente. Foram destacados a estrutura, ecossistema e projetos do local. Em seguida, Inteceleri, Composta Belém, Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA)  Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvcba) e Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão (Leat) foram visitados e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, serviços e pesquisas.

Laíse Barros, graduanda de Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA), visitou o PCT Guamá pela primeira vez. “Foi muito interessante ver a prática do que aprendemos na sala de aula. Fiquei muito orgulhosa em saber que temos um centro como esse, pioneiro na Amazônia, no Pará, que desenvolve tantos projetos inovadores e que serve de modelo sustentável para o Brasil, para o mundo. A gente não imagina o tamanho disso, desse conhecimento e empreendedorismo que o parque promove todos os dias”, destacou.

Foto: Sergio Moraes - Fundacao Guama

“O PCT Guamá é o único parque de ciência e tecnologia efetivamente implantado na região Amazônica e temos a grande responsabilidade de divulgar e aproximar a sociedade dos projetos e pesquisas fomentados pelo Estado do Pará. Essa visita no último dia da quinta Semana Paraense de Ciência e Tecnologia nos deu mais essa oportunidade. A Sectet vai continuar apoiando, instituindo e promovendo parcerias com o PCT Guamá, que cumpre seu objetivo de promover o empreendedorismo inovador, desenvolvimento sustentável, e conecta as instituições de ensino, pesquisa e inovação, além de também gerar oportunidades de trabalho”, pontuou Jhenifer Santos, assessora Pronatec Pará e da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Sectet.

Visitas ao PCT Guamá

Visitas ao PCT Guamá podem ser solicitadas por grupos interessados nos desenvolvimentos do parque. O requerimento deve ser feito pelo e-mail visitas@fundacaoguama.org.br. Grupos acadêmicos, comitivas públicas, privadas e investidores que buscam projetos sustentáveis inovadores podem fazer a solicitação. A excursão é gratuita e está disponível às quartas e quintas-feiras mediante agendamento de horário. Cada visita pode compor grupos de até 30 pessoas, que assistirão uma palestra sobre o ambiente e terão um roteiro criado de acordo com seu interesse.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Acesse no site.

Um bom lugar pra conhecer!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos