Como Acelerar a Curva de Aprendizagem no RH

Como Acelerar a Curva de Aprendizagem no RH

O sonho de todo profissional de RH é que o recém-contratado para qualquer vaga na sua empresa já venha treinado com todas as skills necessárias, aculturado e com o perfil comportamental adequado para o cargo.

Isso significa que este novo membro do time estaria pronto e performando de acordo com o esperado já no primeiro dia de trabalho.

Mas como transformar este sonho em realidade?

Neste mundo que muda a todo momento e exige resultados na mesma velocidade, acelerar a curva de aprendizagem e o onboarding de novos colaboradores, é papel estratégico e fundamental da área de Recursos Humanos, que assume cada vez maior protagonismo frente a estes novos cenários de incertezas.

Cada semana conquistada na taxa de ramp-up (tempo que um colaborador recém-contratado leva para conseguir a performance desejada), representa uma ganho equivalente a 25% da remuneração mensal deste colaborador.

Agora multiplique este valor por todas as contratações feitas ao longo de um ano.

Quanto de valor o RH pode gerar para a organização acelerando a curva de aprendizado de cada novo colaborador? Muito dinheiro!

E a principal forma de acelerar a curva de aprendizado é colocando alguns treinamentos na fase de seleção. Até pouco tempo atrás isso parecia impossível, mas a tecnologia veio para resolver este problema.

A Prof Play, uma HRtech situada no Parque Tecnológico de Brasília, desenvolveu uma plataforma onde é possível acrescentar trilhas de treinamentos ao longo do processo de Recrutamento e Seleção.

A empresa pode subir na plataforma seus próprios treinamentos, ou utilizar os que fazem parte do catálogo da plataforma, ou ambos.

O candidato realiza estes treinamentos durante o processo de seleção, e realiza testes para aferição do aprendizado, cujo resultado é utilizado no processo seletivo.

Com isso, além do RH avaliar o que o candidato sabe, também avalia a sua capacidade de aprender, skill cada vez mais importante neste mundo em permanente movimento.

No processo seletivo, a plataforma também permite que o candidato realize o seu teste de perfil comportamental, com isso ele poderá receber treinamentos mais adequados dentro do seu arquétipo, bem como evitar que seja alocado em uma função fora do seu espectro.

Nestes vídeos de treinamentos, o RH pode colocar materiais sobre a cultura e valores da empresa, possibilitando um aculturamento antes mesmo da contratação, e prevenindo um eventual desligamento precoce por choques culturais, pois empresa e candidato já podem fazer esta avaliação prévia.

Se você quer transformar este sonho de todo RH em realidade aí na sua empresa, por que não marca um papo rápido com um dos nossos especialistas da Prof Play?

Clica aqui. Estamos lhe esperando no futuro.

#rhestrategico #recrutamentoeselecao #treinamentocorporativo #onboarding




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Henrique Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos