Como agregar valor na terceirização administrativa?
A terceirização administrativa é, já há algum tempo, uma ótima solução para que as empresas possam realmente focar em suas atividades-fim. Esse é um jargão que muito se utiliza quando falamos na possibilidade de uma empresa ceder a outra empresa a gestão administrativa de sua empresa.
Por muitos anos, cultivou-se a ideia de que um departamento administrativo interno seria muito mais eficiente para a empresa, tendo em vista a rapidez ao qual a informação poderia ser gerada. No passado, quando o empresário pensava em terceirizar algum setor de sua empresa, se considerava muito os custos envolvidos no setor e pouco se avaliava sobre os benefícios desse movimento de terceirização. Por serem benefícios não mensuráveis de forma imediata, como os benefícios financeiros, a terceirização administrativa era subestimada e por anos, induziu os gestores à erros de conclusão. Ademais, tendo em vista a complexidade de cada negócio e a importância do setor administrativo, a gestão administrativa terceirizada, pode representar um risco real para o empresário caso malfeita. Nesse sentido, nos anos iniciais de seu aparecimento a terceirização administrativa foi bastante contestada pelos gestores.
Nos dias atuais, a terceirização administrativa já é bem aceita por diversos setores da sociedade e quando realizada com qualidade pode representar um diferencial decisivo para o empresário na luta pela excelência em competividade. Hoje, pensasse muito na qualidade da informação gerada em âmbito administrativo e, principalmente, na gestão dessa informação.
A Gestão interna de atividades que não fazem parte da atividade-fim do empresário tem perdido cada vez mais força. Cada vez menos os empresários dispendem suas energias em esforços que não se coadunam com a missão de seu empreendimento. Por outro lado, o conceito de gestão administrativa é atualmente muito mais amplo. Quando falamos em terceirização da gestão administrativa atualmente, não estamos apenas falando da terceirização da contabilidade, do departamento jurídico ou da folha de pagamentos. A tendência que se observa é que as empresas que se especializam em terceirizar a gestão administrativa, estão cada vez mais ampliando o leque de suas linhas de serviços e auxiliando cada vez mais o empresário na consecução de seus objetivos.
As empresas de terceirização administrativa estão em um processo de reinvenção constante. Não se trata simplesmente desenhar fluxos de atendimento para suportar uma demanda passiva de assuntos administrativos, mas sim agir de forma proativa no sentido de utilizar a informação gerada ou administrada, para realmente auxiliar o empresário na busca do seu objetivo principal.
O uso da tecnologia como ferramenta de gestão e utilização da informação captada para geração de novos negócios, “leads” ou ampliação de negócios em clientes existentes, é uma das possibilidades que a terceirização administrativa tem utilizada para ser mais efetiva e gerar valor ao empresário. Hoje a empresa que se propõe a terceirizar essa área crucial de todas as empresas, deve estar muito atualizada do ponto de vista tecnológico e muito atenta do ponto de vista estratégico, para que não perca o passo em seu posicionamento de mercado.
Supervisor de Tax BPO Bacharel em ciências contábeis Pós graduado em gestão estratégica tributária Especialista em regularização fiscal Due diligence e compliance
5 aParabéns pelo artigo !! Atualmente com o avanço da tecnologia, terceirizar é o mesmo que se atualizar e trazer mais novidades sobre o mercado afora de uma forma mais dinâmica, ou seja, na pratica.