Como ajudar sua equipe de vendas encontrar o caminho certo!
A solidão no trabalho é mais comum do você pode imaginar, principalmente em um ambiente competitivo, onde o sucesso é sempre o objetivo final, não vejo problema nenhum em profissionais obterem ótimos resultados. Porém você como gestor deve ficar atento para que não haja isolamento de alguns profissionais, pois colaboradores solitários invariavelmente estão desconectados, desengajados e sem confiança para conseguir gerar o resultado necessário.
Qual o seu papel? Reverter esse comportamento encorajando-os a criarem uma rotina saudável de compartilhamento de conhecimentos, assim forjar elos profissionais duradouros. Cabe a você mostrar o quão eficaz é, gerar uma rede de de desenvolvimento — um pequeno grupo de colaboradores pode te auxiliar nessa tarefa de acompanhamento e suporte para os demais.
Sua função é facilitar a conexão entre colaboradores e “coaches” atribuindo um mentor experiente para os novos colaboradores.
Faça uma análise de perfil e gaps de cada colaborador de sua equipe e monte pares de colaboradores de maneira que possa haver contribuição mútua de competências, que tenham coisas em comum, inclusive hobbies e outras atividades alheias ao trabalho.
O mais importante é que todos entendam que criar esse tipo relação de amizade com colegas de trabalho pode gerar um vínculo valioso com o passar do tempo.
Cabe a você gestor incentivá-los a saírem para uma visita a um cliente juntos, para tomar um café juntos ou separar um espaço na agenda para conversar e se atualizarem.
O mais interessante é que todos saem ganhando pois, você gestor ganha mais tempo para elaborar estratégias e novos planejamentos, o seu mentor pois está sendo treinado e o colaborador que está sendo desenvolvido.