COMO AJUSTAR AS CONTAS
“Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.” Provérbios 16:20
Esta semana vamos falar de um encontro que tive na semana passada de forma bem aleatória, mas que retrata como muitas pessoas, até aquelas que estão ao nosso redor, estão passando por algum tipo de dificuldade, qualquer que seja. Neste caso específico foi uma questão financeira.
Eu estava participando de um evento de homens da minha Igreja quando ao sair do estacionamento, em um momento qualquer, fui abordado por um rapaz (meia idade) que me fez a seguinte pergunta:
“Paulo, você trabalha com Mentoria Financeira, né? Eu acompanho suas postagens no Instagram e LinkedIn, são bem legais, diga-se de passagem, curto todas, mas a questão é a seguinte: O que você pode falar para uma pessoa que tem suas contas apertadas e que está fazendo de tudo para evitar entrar em dívidas e até sair de umas pequenas dívidas que já tenho? Pois estou com medo de que essas dívidas venham a aumentar por descontrole meu e da minha esposa?
Eu respondi o seguinte: “Meu caro João, de cara eu vou dizer a você o que falo para todo mundo que me aborda com este tipo de pergunta de forma aleatória na rua, como aqui conosco: DEPENDE... E por que eu falo isso? É muito simples eu não conheço a sua realidade financeira e nem da sua família, então como eu posso te responder de bate-pronto? Não tem como. Para que eu possa te responder de forma assertiva eu preciso conhecer a vida financeira sua e de sua família, ou seja, como vocês lidam com o dinheiro que vocês recebem? De qualquer maneira, vou tentar de ajudar mesmo sem este conhecimento mais a fundo, vamos lá...
Primeiro você vai ter que conversar com a sua esposa que vocês, a partir de agora, vão começar a trabalhar com um orçamento familiar mensal, ou seja, vocês vão anotar todas as suas receitas e despesas. Depois de listarem todas as despesas vocês vão classificá-las em essencial, necessária e supérflua. Isso vai te ajudar a identificar melhor suas despesas te ajudando a tomar a melhor decisão quanto ao uso das suas receitas.
Despesas essenciais são as despesas sem as quais você não consegue manter sua família em uma condição mínima de vida – de subsistência, logo você não pode e nem tem como eliminá-las do seu orçamento, como moradia, alimentação, saúde etc.
Despesas necessárias são aquelas que você faz hoje, porém consegue sobreviver sem. Como carro, internet, telefone, salão de beleza, curso de idiomas, academia, por exemplo. As vezes estas despesas se confundem com as despesas supérfluas e até com as essenciais, tudo vai depender de como você vive com ou sem esses itens.
Despesas supérfluas são aquelas com as quais podemos viver sem, mas que gostamos de usufruir, como: roupas da moda; alguns itens do supermercado; TV a cabo, cafés, lanches e jantares fora de casa; cinema; dentre outras.
Como falamos antes, essa classificação dos itens das suas despesas vai te ajudar na tomada de decisão com relação aquilo que pode ou não ser cortado. Sobre aquilo que pode ou não ser ajustado.
A ideia é que de cara vocês cortem totalmente os itens que vocês classificaram juntos como supérfluos, mantendo os itens essenciais e estudar se cortam ou o que cortam dos itens necessários.
Por exemplo: vocês vão classificar as compras do supermercado como essencial, e são mesmo, pois dependemos de alimentos para viver. Esse item não podemos cortar, mas podemos fazer ajustes, tipo comer menos carne vermelha e comer mais frango e ovo. Outro exemplo de item necessário que talvez possa ser mantido ou não – academia. Não estou dizendo aqui que você e sua esposa não possam se exercitar, mas vocês podem trocar a academia por caminhada na rua ou no parque, que não custa nada.
Recomendados pelo LinkedIn
Um ponto muito importante deste processo de se fazer um orçamento financeiro familiar mensal para ajustar as contas é que todos os cortes e ajustes não serão para sempre. O objetivo destes cortes e ajustes é buscar o reequilíbrio financeiro familiar, isto acontecendo, podemos voltar a ter certos “luxos” e privilégios, de fora consciente para não se perder novamente.
Outro ponto muito importante é o diálogo na família com relação ao orçamento familiar e ajustes nas despesas e principalmente nas compras.”
Então o João me fez mais uma pergunta: “Mas Paulo, e com relação as compras de um modo geral, as vezes tanto eu, quanto a minha esposa acabamos comprando por impulso ou de forma não pensada. O que você pode me falar para que eu possa ajudar essa parte dos nossos gastos?”
Respondi: “Simples João, vou te apresentar a regra das três perguntas que sempre oriento as pessoas que buscam a minha Mentoria Financeira, são elas: EU POSSO? EU PRECISO? EU PRECISO AGORA?
Essas perguntas são mágicas, continuei, pois se (EU POSSO?) a primeira resposta for NÃO então não compre, pois obviamente você não tem os recursos financeiros necessários para adquirir aquele bem. Se for SIM, faça a segunda pergunta (EU PRECISO?), se SIM então compre. Senão, faça a terceira pergunta (EU PRECISO AGORA?), se a resposta for SIM, compre, se for NÃO, não compre. Simples assim.” Daí o João retrucou: ”Mas se apenas a terceira reposta for NÃO e se for uma promoção, devo perder a oportunidade?” Respondi: “Outras oportunidades surgirão e se depois você não puder comprar, não compre, pois será o NÃO da primeira pergunta.”
Para fechar este artigo posso completar que nada é simples quando falamos sobre montar um orçamento financeiro familiar pela primeira vez. Isso tem que se tornar um hábito na família. E segundo, as 3 perguntas são uma ferramenta dentre tantas que podemos usar para nos ajudar a controlar nossos impulsos de consumo. E a Palavra de Deus é muito clara quando diz, em Provérbios 16:20 - “Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.”, Onde temos que não só confiar no Senhor, mas também examinar todas as questões que surgem a nossa frente no nosso dia a dia.
Quer saber mais sobre como cultivar uma vida financeira saudável? Siga meu perfil no Instagram @pauloernestoormerod para mais dicas e insights sobre finanças.
Além disso, visite o site www.financasemfamila.com.br para recursos adicionais e outras ferramentas que estão disponíveis para te ajudar a se organizar financeiramente.
E caso você tenha a necessidade de ajustar suas contas e está à procura de um Mentor Financeiro, entre em contato comigo.
Um grande abraço e até a próxima.
Paulo Ormerod