Como anda a sua saúde mental, respirando ou surtando?
De acordo com Prof. Tissa Wijeratne, co-presidente do Dia Mundial do Cérebro: “Uma melhor saúde cerebral começa com uma maior conscientização do que significa manter um cérebro saudável e uma compreensão global do importante papel do cérebro para a humanidade”.
O cérebro pode e deve ser exercitado. Raciocinar, pensar, desenvolver sentimentos e manter o corpo funcionando. Todas estas funções são exercidas pelo cérebro, por isso mantê-lo ativo é tão importante.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com doenças neurológicas, por isso, a prática da ginástica cerebral desenvolve habilidades, aprimora as funções cognitivas e contribui para a qualidade de vida. Como?
1. Estimule sua mente
Atividades cerebrais estimulam novas conexões entre as células nervosas e podem até ajudar o cérebro a gerar novas células, desenvolvendo “plasticidade” neurológica e construindo uma reserva funcional que fornece uma proteção contra a perda futura de células.
2. Música
Aprender a tocar um instrumento musical pode melhorar a função cerebral à medida que envelhecemos e também pode ajudar a prevenir problemas cognitivos relacionados à idade.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Meditação
A meditação tem muitos benefícios. Pode ajudar a acalmar a mente, reduzir o estresse e baixar a pressão arterial. A pesquisa também mostra que pode ajudar a reduzir a perda de memória relacionada à idade – e os benefícios podem ser vistos em apenas 12 minutos por dia de meditação regular.
4. Reduza o stress
O estresse pode ser um fator que contribui para muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, insônia e transtornos de ansiedade. A pesquisa também mostra que níveis sanguíneos mais altos do hormônio do estresse cortisol estão associados ao comprometimento da memória e à redução do tamanho do cérebro em adultos de meia-idade. Portanto, se seus níveis de estresse estiverem altos, proteja seu cérebro encontrando maneiras de gerenciar melhor seu estresse, como ioga ou meditação.
5. Seja socialmente engajado
Estar socialmente engajado e apoiar os outros é importante para um cérebro saudável. Quando você interage com outras pessoas, seja passando tempo com amigos, fazendo voluntariado ou conversando com um vizinho, partes do seu cérebro são estimuladas.
Vamos tentar?