Como anda a transformação digital na sua empresa?

Como anda a transformação digital na sua empresa?

Está claro para todos que, nós, consumidores, mudamos, estamos mais curiosos (expectativa de 2 trilhões de busca no ano de 2020, entre 5 e 6 bilhões por dia - aqui), demandamos mais (queremos experiências cada vem mais customizadas) e mais impacientes (tomamos decisões mais rápido do que nunca). E inquestionavelmente, se as necessidades são atendidas e os consumidores se beneficiam, as empresas e negócios se beneficiam.

Então entendemos que há a necessidade dessa transformação digital. Mas nós, quanto companhias, realmente sabemos para onde (e porquê) devemos ir?

Algumas vezes, tenho a impressão que as empresas encaram esta transformação como uma corrida contra a concorrência. E é legítimo, está tudo bem ser. Mas precisamos tomar cuidado para não cair na armadilha do “mudar por mudar”, sem realmente saber qual mudança vai trazer o impacto para o negócio e como chegar lá.

Com esse monstro chamado “ecossistema digital”, que a cada dia que passa fica maior e mais complexo, é bem difícil definir a área em que focar no desenvolvimento e é muito fácil se perder nesse caminho, acabando por trabalhar numa área que não necessariamente trará impacto para o negócio. Ou seja, tão importante quanto saber onde focar, é saber onde não focar.

Portanto, no meu ponto de vista, o primeiro passo é ter um entendimento claro de como o digital pode ajudar a entregar o objetivo de negócio, seja ele atingir mais pessoas, aumentar o ticket médio ou a frequência de compras (entre outros).

O segundo passo é ter um assessment claro de onde a companhia está. Você pode achar diversos frameworks que podem ajudar a te guiar. Um dos mais simples (é um questionário múltipla escolha), é o Google Maturity level, desenvolvido em parceria com o Boston Consulting group.

A avaliação é baseada em 6 pilares: Attribution, Asstes e Ads, Access, Audience, Automation e Organization. Para cada um deles e um consolidado total companhia, você terá 4 níveis possíveis: Nascent, Emerging, Connected e Multi-moment.

Por último, mas não menos importante, com esse reporte você pode identificar seus pontos desenvolvidos e os não tão desenvolvidos (não necessariamente fortalezas e fraquezas). Isso é crucial para a definição das áreas onde você colocará seus esforços (que pode não ser os pontos “fracos”) e a construção de um plano de ação.

E aí, como anda a transformação digital da sua empresa?

É uma jornada desafiadora e instigante.

Espero que seja útil.

Fiquem bem,

Rafael Jones

Ana Beatriz Costa

Executive Manager | Sales | Merchandising | Trade Marketing | Channel & Category Development | Pharma Channel

4 a

Excelente 👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Jones

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos