Como atingir metas em 2025?
O ano começou e como sempre novos planos ou nem tão novos assim preenchem nossas agendas e planers, sustentados pela promessa de fazer bonito em 2025.
Toda essa empolgação é legitima e saudável do ponto de vista emocional. Ainda que a passagem do tempo seja simbólica, o encerramento de um período especifico renova nossas esperanças e reforça a crença de que é possível escrever uma história diferente.
Mas conforme os meses avançam, a motivação para a mudança vai diminuindo. Uma pesquisa da Universidade de Scrantos na Pensilvânia revelou que apenas 8% das pessoas conseguem atingir seus objetivos no ano em que o estabelecem.
Mas por que esse número é tão baixo? Vamos compreender melhor o assunto.
Planejamento e Estratégia são essenciais:
Um dos principais motivos e relaciona a falta de planejamento. Essa etapa é essencial para checar a viabilidade dos planos.
Metas irreais ou inatingíveis são igualmente desmotivadoras quanto metas muito fáceis de serem atingidas.
O cérebro humano é motivado pela necessidade de aprendizado constante e desafiador na medida certa, nem mais nem menos.
Pense por exemplo que você gostaria de iniciar uma prática esportiva como a corrida por exemplo.
Se colocar para si que em 2 meses estará correndo dez quilômetros pode se frustrar quando assim que iniciar, perceber que precisará de um tempo de adaptação não contabilizado em sua meta.
Nesse caso, uma meta mais realista como por exemplo “ Correr 2 kms em 2 meses” pode ser mais racional e efetiva.
A estratégia também é fundamental nesse caso. Pensar em uma forma mais atraente ou eficaz de viabilizar as metas, pode fazer a diferença.
Vamos voltar no caso da corrida: De que forma você acredita que seria mais fácil concretizar esse propósito? Correr sozinho? Correr com seu parceiro ou um amigo? Buscar uma assessoria profissional e correr em grupo? Ter um personal trainer ?
Existem estudos que sugerem que praticar atividades junto a amigos favorece a motivação e o engajamento para a manutenção da atividade.
É preciso se perguntar sore quais dessas alternativas seriam viáveis ( do ponto de vista econômico e temporal) e mais alinhadas ao seu estilo e personalidade.
Um jeito SMART de atingir objetivos em 2025
Existem diversas ferramentas para mapear objetivos e estabelecer metas.
Nesse artigo, eu vou trazer a ferramenta SMART por acreditar que ela tem elementos muito eficazes para atingir seus alvos.
A ideia é que você escreva os principais objetivos para esse ano. Por exemplo:
1. Ser mais saudável
2. Conseguir uma promoção
3. Viajar mais
Agora, precisamos colocar esses objetivos dentro da metodologia SMART.
S: significa Específico ( do inglês, Specific)
M: significa Mensurável ( do inglês, Measurable
A: significa Atingível ( do inglês, Achievable
R: significa Relevante ( do inglês, Relevant
T: significa Temporal ( do inglês, Time-based)
Se considerarmos o objetivo 1: Ser mais saudável e aplicarmos a ferramenta, temos:
S: Ser mais saudável não é específico. O que de fato significa isso para você? É necessário tornar esse conceito tangível.
Digamos que eu decida que isso signifique fazer uma atividade física nesse ano. Novamente ela não é específica. É preciso aprofundar ainda mais e responder: Qual atividade e com qual frequência?
Daí eu percebo que para conseguir tornar os objetivos específicos eu preciso determinar que: Farei aula de spinning 3 vezes na semana.
Agora sim.
Vamos então para a segunda letra da ferramenta, letra M. Esse objetivo é mensurável? Sim, é, pois eu conseguirei acompanhar minha evolução através das minhas idas à academia.
É atingível?
Lembra que eu falei sobre objetivos factíveis? Eu terei tempo, dinheiro e disposição para cumprir a meta?
Lembre-se de dosar desafios com a sua realidade.
A próxima etapa é perceber se esse objetivo é relevante. E isso significa entender a minha real motivação para ser mais saudável. Por que eu quero isso? Como me sentirei quando atingir esse marco? Que benefícios terei ?
Quando não avaliamos esses pontos ou quando essas metas não têm relevância para nossa vida, dificilmente elas são atingidas pois são descoladas de nosso propósito.
E agora por último: Em quanto tempo vou atingir esse objetivo? A temporalidade garante que o plano não fique apenas no papel e nos obriga a “mexer o bumbum” da cadeira.
Observe que a partir desses objetivos, seguimos desdobrando as metas necessárias para atingi-lo:
1. Pesquisar as academias do bairro
2. Encaixar esse objetivo na minha agenda, determinado dias e horários
3. Calcular custos envolvidos.
Utilizando essa ferramenta é possível garantir que seu ano novo seja mais parecido com seus melhores sonhos, afinal, são as ações que decidem nossos resultados.
E se você precisar de ajuda nessa jornada, estou aqui para lhe auxiliar.
Um excelente 2025!
Leticia Rodrigues
Quem sou eu?
· Sou Leticia Rodrigues, psicóloga e fundadora da Fiorire Consultoria.
· Atuo com desenvolvimento de pessoas, ajudando empresas e profissionais em seus desafios corporativos.
· Desenvolvo programas de gerenciamento emocional, desenvolvimento de habilidades e gestão de carreira.
· Já treinei colaboradores de empresas como SBT, MetLife , Nike, London Stock Exchange sobre temas como Inteligência Emocional, Motivação, Comunicação Assertiva e Saúde Mental Corporativa.
· Sou Top Voice Linkedin
· E uma das 100 pessoas escolhidas como participante do Programa de Aceleração de criadores de conteúdo do LinkedIn, onde sou LinkedIn Creator.
Excelente Letícia!
Top Voice | Mentora de Posicionamento Digital | Palestrante | Marketing | Branding | Marca Pessoal | Escritora | Embaixadora de marcas | Mestre em Comunicação | Posicione sua marca para ter influência e vender mais
2 semParabéns pelo excelente artigo Letícia Rodrigues!
Psicóloga |Construindo carreiras com equilíbrio emocional | Top Voice Soft-Skills | Inteligência Emocional | Autoconhecimento | Saúde Mental nas empresas | Comunicação Assertiva | Desenvolvimento de Líderes
2 semLeonardo Matias: lembra que me perguntou sobre as metas SMART? Dá uma olhada aqui.
Mentor de líderes e profissionais que querem se desenvolver | Mentor de carreira | Consultor de empresas em práticas eficientes de gestão de pessoas | Educador Corporativo e Palestrante | Executivo de RH
2 semLetícia Rodrigues, acho que cada um tem o seu jeito de definir metas. Suas recomendações podem ajudar muito. Eu vou na direção de ter menos metas, mas que sejam significativas para mim.
Muito útil