Como atrair e reter talentos

Como atrair e reter talentos

Isentar as startups de contribuições para a Segurança Social na contratação de especialistas nacionais de IT e criar um regime excepcional de IRS atrativo para técnicos estrangeiros que queiram vir trabalhar para Portugal são medidas que iriam permitir reter os nossos talentos e atrair os de outros países.

As nossas universidades produzem especialistas de reconhecida qualidade. Muitos dos nossos jovens não conseguem encontrar colocação no seu país. Nos últimos anos centenas de milhares de pessoas foram forçadas a emigrar, uma grande parte delas são jovens especialistas. Países como a Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e outros recebem gratuitamente milhares e milhares de jovens formados no nosso país com os nossos recursos, sejam eles públicos ou privados. Esses jovens vão dar toda a sua energia, entusiasmo, ambição e conhecimentos para o desenvolvimento de empresas e economias que competem connosco e a quem vamos depois comprar serviços e produtos, agravando ainda mais a nossa balança de pagamentos e a nossa dívida externa. O mundo mudou, globalizou-se e tornou-se desafiante e interessante. Os países, as empresas, as famílias tornaram-se multiculturais. A mobilidade é cada vez mais estonteante. Muitos desses jovens não voltarão mais para o seu país.

Ao deixar sair os nossos jovens para o estrangeiro, não só estamos a perder contribuintes para o Estado e para a sustentabilidade da Segurança Social, como, sobretudo, estamos a hipotecar o nosso futuro.

Temos que saber reter os nossos jovens talentos, criar as condições para que possam ter e desenvolver as suas ideias, projetos e negócios no nosso país, criando emprego e riqueza, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas e da economia.

Para que isso aconteça, temos que nos tornar competitivos na retenção dos nossos próprios talentos e, se possível, atrair os de outros países. Temos condições excepcionais - um clima invejável, um povo hospitaleiro, bom ambiente cultural, excelente gastronomia. Tornámo-nos muito mais inovadores, criámos excelentes empresas e há um novo ambiente de inovação. Conseguimos ser hóspedes de acontecimentos importantes no campo da inovação, como é o caso do Web Summit e outros. Temos que potenciar as condições favoráveis e tomar medidas corajosas que permitam dar o salto.

Temos que criar condições excepcionais para que startups inovadoras consigam competir na contratação de talentos com grandes empresas e com as propostas de contratação vindas do estrangeiro. Se o Estado prescindir da contribuição para a segurança social do trabalhador e da empresa, a startup, com a mesma despesa, terá mais 35% para remunerar o jovem talento. O Estado poderá definir um período temporal para esse benefício ou dá-lo a startups que estão em fase de desenvolvimento do projeto, sem nenhuma ou pouca facturação.

Sei que se vai contestar a ideia, argumentando que a não cobrança dessas contribuições poderá colocar em causa a sustentabilidade da Segurança Social. Na verdade, ninguém garante que alguma vez se conseguisse cobrar essas contribuições. As centenas de milhares de jovens que vendem o seu talento no estrangeiro não contribuem com um único cêntimo para o nosso sistema de segurança social. Mas se retivermos esses jovens no nosso País, ficarão a criar serviços, produtos, empregos e riqueza. Serão eles a prazo que irão contribuir decisivamente para essa mesma sustentabilidade do sistema da segurança social.

Devemos também procurar atrair talentos formados noutros países. Criámos condições fiscais eficazes para atrair reformados de países europeus. Porque é que não fazemos o mesmo para jovens especialistas estrangeiros que queiram usar o seu talento para o desenvolvimento do nosso País?

Alexandra Ferreira

Business Partnerships Manager na COSEC

8 a

Excelente artigo, sobre como o Estado pode apoiar as Startups sem investimento "direto" e reter assim talentos e jovens licenciados, no nosso País.

Beatriz Ruiz Carrizo

👩💼People&Culture Advisor |🌐HR Strategy & Board Member|🎯Creating #ASenseOfBelonging|🛡️#Cybersecurity & #TechCompanies|🚀 Growth-Focused Leadership|🔄360º Change Culture |🌱#Talent&Purpose |📈Business Growth Partner

8 a

Fully agree! We work with university & fairs in order to avoid this and create new talent

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Serra 🔷

  • 🍃 Visão holística: a saída desta alhada

    🍃 Visão holística: a saída desta alhada

    Para refletir como poderemos mudar o nosso modelo de desenvolvimento, será interessante olhar para a Natureza e…

    2 comentários
  • 🍃 A sociedade de consumo esgota o planeta

    🍃 A sociedade de consumo esgota o planeta

    O nosso modelo económico assenta na maximização do lucro. Milhões de agentes económicos por todo o mundo fazem um…

    1 comentário
  • A corrida ao lucro vai levar-nos à falência

    A corrida ao lucro vai levar-nos à falência

    A economia foi sempre o motor de desenvolvimento das sociedades. A procura constante do lucro da parte de alguns leva à…

    4 comentários
  • A regeneração e como Portugal não tem falta de água 💧

    A regeneração e como Portugal não tem falta de água 💧

    Regresso à Infopédia, da Porto Editora, para consultar o significado da palavra “regeneração”: regeneração re.ge.

    4 comentários
  • A sustentabilidade é uma tragédia grega! 🎭

    A sustentabilidade é uma tragédia grega! 🎭

    Consulto a palavra “sustentabilidade” na Infopédia, da Porto Editora: sustentabilidade sus.ten.

    16 comentários
  • 🍃As alterações climáticas são inevitáveis

    🍃As alterações climáticas são inevitáveis

    O planeta Terra já mudou de clima múltiplas vezes. E não será esta a última.

    13 comentários
  • A crise que vem e as startups

    A crise que vem e as startups

    Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a crise que aí vem. Todos sabemos que as crises são cíclicas, pelo que a…

    7 comentários
  • A importância do Erro

    A importância do Erro

    Dizer que “errar é humano” é uma forma de manifestar compreensão. É humano, logo está sujeito a erro.

    3 comentários
  • Por favor, desperdice o seu tempo!

    Por favor, desperdice o seu tempo!

    Nas suas “21 lições para o século XXI”, Yuval Noah Harari tem um capítulo dedicado à ignorância, onde aborda a…

    3 comentários
  • PORTUGAL ACOLHE MELHOR QUE LISBOA

    PORTUGAL ACOLHE MELHOR QUE LISBOA

    Portugal é o melhor país do mundo no acolhimento a expatriados, critério em que surge em 1º lugar do ranking elaborado…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos