Como atrair novos clientes para o varejo de alimentação
As ruas estão cheias, basta circular pelos grandes centros das cidades e perceber que os restaurantes, bares, sorveterias e cafeterias estão sempre com clientes. O controle da pandemia com as vacinas e o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras e medidas de isolamento social, aumentaram o número de consumidores circulando nos estabelecimentos comerciais e, principalmente, no varejo de alimentação.
A alta da inflação e a diminuição no poder de compra da população assustam, porém há formas de contornar essas questões. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes, junto da consultoria Galunion e o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), apresentada no evento Anufood 2022, traz alguns dados sobre o que alguns estabelecimentos estão fazendo para mudar:
E quais as maiores dificuldades?
Para se manter em um mercado com tantos desafios e, muitas vezes, concorrido, é preciso saber o que o cliente busca e inovar sempre, entendendo quais as novidades do setor.
Trouxemos algumas tendências que já são realidade e que devem se fortalecer cada vez mais. Confira:
Tecnologia cada vez mais presente
Não é novidade que a tecnologia traz diversos benefícios para o nosso dia a dia. E ela está se tornando uma ótima auxiliar para quem trabalha com alimentação, principalmente se tratando da experiência do cliente.
O online e o offline estão cada vez mais integrados, fazendo com que o consumidor mude seus hábitos e que as compras virtuais cresçam.
Houve um aumento de 900% em relação à venda de alimentos online, durante março de 2020 até julho de 2021, segundo levantamento feito pela Linx, empresa de tecnologia para varejo.
Ou seja, é importantíssimo que você esteja presente nos canais físicos e digitais e que a sua comunicação esteja alinhada entre o online e o offline.
O uso do Omnichannel
A presença e o alinhamento entre o físico e o digital são práticas de Omnichannel ou omnicanalidade, que nada mais é do que estar presente em diferentes canais, porém, com um mesmo tom de voz e mensagem.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa estratégia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, aproximando marcas e seus públicos.
Seu foco está na comunicação e interação clara e sem ruídos, com uma jornada de compra mais direta e evitando ao máximo os obstáculos que possam fazer com que o cliente desista da compra.
O que os consumidores estão buscando?
O setor de alimentação, assim como outros segmentos, passa por diversas mudanças, precisando se adaptar a um mesmo objetivo: o cliente.
Hoje o consumidor busca por produtos em locais específicos, que mostre qualidade. Ele não vai buscar açaí em qualquer lanchonete, e sim em uma loja segmentada para isso. Assim como as pessoas veganas, que sabem que vão encontrar maior variedade em um restaurante característico.
Além disso, dentro da alimentação, muita novidade também acontece, fazendo com que os estabelecimentos precisem se adaptar.
Um dos exemplos são os produtos plant-based, alimentos 100% de origem vegetal, que ganham cada vez mais espaço no mercado, e não apenas para pessoas que seguem a dieta vegana.
A escolha por esses alimentos passou a ser a saúde, já que eles possuem menor teor de gordura, a não utilização de ingredientes artificiais e açúcares.
Encontrar as práticas ideais pode ser difícil, porém possuir uma base de dados precisos faz com que seus estudos se tornem mais eficazes e ágeis, tornando as suas estratégias mais assertivas!
Um produto feito especialmente para você
Pensando em todos os desafios que o Varejo de Alimentação Fora do Domicílio enfrentam, a Geofusion acaba de lançar o OnMaps Alimentação Fora do Domicílio. Com este novo produto, você conta com dados específicos para seu segmento e informações úteis para a sua tomada de decisões, tais como:
Gostou?