Como aumentar as vendas do seu time no WhatsApp através da Metodologia  Personal Shopper

Como aumentar as vendas do seu time no WhatsApp através da Metodologia Personal Shopper


O cenário do varejo SEMPRE ESTARÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, e a mudança dos padrões nunca foi tão evidente como nos dias de hoje. As mudanças acompanham o comportamento do consumidor e suas preferências na jornada de compra. E por isso, o fluxo das lojas físicas está em declínio ano após ano - para vocês terem uma ideia, no segundo semestre do ano passado, as quedas registradas foram de 3,8% em Julho, 3% em Setembro, 6% em Outubro e 2% em Dezembro; enquanto o mundo digital se expande rapidamente. Nesse contexto, surge o papel fundamental do vendedor digital, que na P.CON nós chamamos de Personal Shopper.


Ter um profissional focado em transformar e proporcionar a melhor experiência ao cliente não é apenas uma tendência de mercado, mas sim uma realidade já consolidada, presente até mesmo em marcas de varejo popular, como podemos ver os casos de sucesso da AMARO e C&A Brasil . Ambas as marcas já trabalham inclusive com integração da experiência de compra omnichannel e super personalização.

 

Com a ascensão do comércio eletrônico e a crescente concorrência online, é essencial aumentar a frequência de compra dos clientes para garantir que eles não busquem alternativas em outros lugares. Um ótimo exemplo é o da FARFETCH , que conseguiu dobrar a frequência de compras de seus clientes de três para seis vezes em apenas um ano, ao implementar a metodologia Personal Shopper quando eu era Head de Marketing, lá em 2016.

Isso é sim uma revolução no mercado, mas você deve estar se perguntando como fazer isso acontecer, certo? É só levar em conta alguns pontos importantes:


1 - Tenha uma base de dados limpa e integrada.

O primeiro passo para impulsionar as vendas é ter uma base de dados limpa e integrada, que se comunique de maneira eficaz com o ponto de venda físico ou com a plataforma de e-commerce. Caso seja necessário, comece com uma simples planilha de Excel, como foi o caso inicial do programa Personal Shopper da Kopenhagen; que hoje representa 12% das vendas da empresa, é possível obter resultados significativos dando pequenos passos. O básico bem feito sempre funciona!


2 - Segmente de maneira eficaz.

A segmentação da base de dados é fundamental para direcionar as estratégias de vendas. Recomendo sempre a matriz RFV (Recência, Frequência e Valor), porque permite identificar os clientes mais valiosos e criar abordagens personalizadas para cada segmento, ativando-os na medida certa para aquecer seus leads e alcançar as metas de conversão.


3 - Use ferramentas de apoio para facilitar o dia a dia com dados.

Encontrar uma ferramenta que simplifique o acesso aos dados para os vendedores é essencial. Nesse ponto, a inteligência artificial pode desempenhar um papel fundamental, temos diversas soluções disponíveis que facilitam a análise e interpretação de dados e do comportamento do consumidor para que possa ser criado uma ação mais eficaz e efetiva. Ferramentas de CRM como: CRMBonus , Dito CRM , Action CRM , Sellbie , entre tantas outras que hoje são acessíveis ao varejo.


4 - Crie o programa de vendas digitais

Desenvolva um programa de vendas digital estruturado, o Personal Shopper, e treine seus vendedores e gerentes para utilizá-lo de maneira eficiente. Isso inclui não apenas a familiarização com a tecnologia, mas também o desenvolvimento de habilidades de consultoria e relacionamento com o cliente.


5 - Mantenha a rotina no relacionamento com os clientes.

Estabeleça uma rotina na loja, onde as equipes são atualizadas e engajadas regularmente. Independente do mercado, é fundamental que os vendedores interajam com os clientes para manter o relacionamento e entender suas necessidades de compra antes mesmo que o cliente sinta a necessidade. Lembre-se que ter acesso ao Whatsapp do cliente é tão precioso quanto ter a presença dele em sua loja física. Não desgaste o relacionamento por falta de estratégia.


Estudo de caso: Personal Shopper 7 For All Mankind pela P.CON

Nos últimos seis meses, projeto Personal Shopper Seven (o projeto da PCON para a Seven For All Mankind) impulsionou as vendas digitais da marca com uma abordagem estratégica, causou ajustes em sua base de dados e a integração de uma ferramenta de apoio. Além disso, capacitamos a equipe para implementar efetivamente essas mudanças. Os resultados foram notáveis: as vendas no final do ano, após o treinamento, superaram as vendas digitais dos 10 meses anteriores do ano de 2024. Este case destaca o impacto positivo que medidas bem planejadas e executadas podem ter no crescimento e no sucesso de uma empresa no ambiente digital.

Então, como a sua marca pode melhorar as vendas com a Metodologia Personal Shopper: Invista em estratégias que combinem dados, relacionamento e tecnologia, esse é o caminho para aumentar as vendas no WhatsApp (e chegar até 30% de incremento) e em outras plataformas digitais. Com o Personal Shopper como aliado, as lojas podem prosperar e aumentar o fluxo de visitas e vendas, mesmo no cenário de um varejo que estará sempre em constante transformação. 


Reflita: Se o ano começou por aí sem que seus vendedores consigam 15-30% de vendas pelo WhatsApp, saiba que você está precisando rever seu PDV!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos