Como Aumentar a Visibilidade da Minha Empresa?
É inegável a grande importância das mídias digitais para a divulgação de negócios, produtos e serviços. Este meio de comunicação entre empresas e clientes tem como maiores diferenciais a velocidade, o foco e a economia.
VELOCIDADE, no sentido da “instantaneidade” da mensagem. Se antes, nos meios offline (publicidade em outdoor, anúncio em jornal ou revista, comercial de televisão ou rádio…), era preciso criar a campanha, reservar espaço, produzir o material e, só então em determinado período, efetivamente realizar a veiculação da mensagem, hoje cria-se a mensagem e instantaneamente esta é veiculada (posts, fotos, vídeos…), sendo que muitos destes ganham maior relevância junto à audiência justamente por retratarem a ação no momento em que ela acontece, sem retoques e edições.
FOCO, porque as mídias digitais permitem, em grande medida, direcionar a comunicação para um nicho específico. Enquanto as mensagens veiculadas em outdoors e anúncios ” espalham-se”, ou seja, são vistas por todas as pessoas (potenciais clientes ou não), as mensagens veiculadas nas mídias digitais conseguem ser mais direcionadas, por conta dos filtros e algoritmos, e mais: permitem, através de testes de audiência, que se ajuste detalhes na imagem e nos textos da própria comunicação!
Justamente em função de sua instantaneidade e foco, a mídia digital trouxe uma grande vantagem no sentido da ECONOMIA de recursos. As mídias tradicionais trabalham muito com o custo de criação e produção + custo de veiculação, ambos geralmente fixos e consideráveis; nas mídias digitais é possível realizar campanhas mais focadas e direcionadas, em que o custo de criação de um post ou vídeo é bem menor e sua veiculação é controlada dia a dia, podendo ser ajustada em função da própria avaliação de repercussão da campanha.
Enfim: a VELOCIDADE, FOCO E ECONOMIA das mídias digitais é inquestionável!
Porém, se as mídias digitais colocam a empresa em contato direto com seu público comprador, por que na maioria das vezes as vendas efetivamente não aumentam?
Porque, além de velocidade e foco, é preciso conseguir VISIBILIDADE, ou seja, criar REAL IMPACTO!
Uma mensagem pode até chegar instantaneamente ao cliente, o que se verifica através dos relatórios de “clicks e aberturas”, mas isso não é garantia de conseguir verdadeiramente impactá-lo, motivá-lo a agir.
Uma mensagem pode até ser direcionada para o público-alvo correto, o que se faz através dos filtros de perfis utilizados na preparação da campanha digital; mesmo assim pode não conseguir sensibilizar, chamar a atenção — e atenção é a primeira e mais importante fase de uma venda, sem a qual nada mais acontece!
Uma campanha pode até ser realizada a um baixo custo, em relação ao que seria investido em mídias offline, convencionais, mas sejamos sinceros: sem resultados, qualquer investimento, por menor que seja, custa caro!
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, VISIBILIDADE depende de IMPACTO! E como impactar? Com a proporção adequada entre INTENSIDADE e VALOR.
Sem a INTENSIDADE adequada, a mensagem ou passa desapercebida (poucas veiculações), ou satura o cliente (excesso).
Sem conseguir demostrar o VALOR que o cliente espera, a mensagem será mais uma entre milhares (ou milhões) atualmente disseminadas nas mídias digitais.
Na prática:
INTENSIDADE: a frequência de publicação depende de quanto conteúdo relevante a empresa tem para passar ao seu público. No geral, um parâmetro seguro é “mais de uma publicação semanal e menos do que quatro diárias”.
Para se chegar à periodicidade adequada, é de vital importância a realização de um planejamento digital com detalhamento diário e semanal, mas que considere todo o mês; somente assim é possível visualizar “o todo” e, consequentemente, definir em quantas publicações este será fracionado.
VALOR: uma vez definida a programação, é hora de se produzir as peças de comunicação propriamente ditas, sejam imagens, vídeos ou textos.
Para que estas mensagens efetivamente sejam PERCEBIDAS pela audiência, e como algo de real VALOR, devem ser criadas com base na neurociência, no mínimo, com elementos visuais, auditivos e cinestésicos nos textos e imagens.
A união destes dois quesitos, INTENSIDADE e VALOR, gera campanhas potencializadas na forma e no conteúdo, caminho certo para se obter resultados de visibilidade e impacto — portanto, vendas!
Abraços!