Como chegamos no logo do Sabiar?
Spoiler: Inteligência Artificial ajudou, mas não definiu, não.
Texto escrito pela Andressa Trivelli
A gente chegou no logo e nas cores do Sabiar com ajuda de IA; mas a gente também usou inteligências não artificiais.
Com a intenção de registrar nosso processo, mas também de contar para a rede como temos usado as ferramentas de IA, nesse artigo, vou contar o passo a passo de como foi a criação do logo.
Aproveito também para sugerir um livro muito relevante para entender um pouco de “Alfabetização Visual”. Chama “Sintaxe da Linguagem Visual”, o autor é Dondis A. Donis. Pra mim, mudou minha percepção sobre o que é design e me ajuda muito.
Como comecei
O Cássio Aoqui 🏳️🌈 e eu já tínhamos decidido o nome: Sabiar. Também já sabíamos que ia ser um canal do LinkedIn e tínhamos algumas diretrizes que desejávamos para o projeto.
Então, para começar a brincar com as possibilidades, tínhamos pontos de partida.
No Canva, App Texto à Imagem
Primeira coisa que fiz foi usar o “Texto à Imagem” do Canva para gerar sugestões do logo.
Alguns dos prompts que usei foram:
No Canva, TypeCraft
Usei o “Typecraft” para pensar no formato das letras e colocar nas logos geradas
Estudo de paleta de cores
Estudei - sem IA - esquemas de cores e de cores complementares. O A. Donis me ajudou muito nisso. Mas também há sites que têm a informação sobre esse assunto já bem sistematizado.
Cheguei à decisão de que iria usar a Tríade de cores com base na cor #54a469
Dormir pensando
Eu dormi com as informações. Não decidi nada no dia. Mostrei para umas pessoas. Escutei um pouco. Fiquei pensando como tudo aquilo poderia ressoar melhor. Eu não estava ainda totalmente contente.
Pedi ajuda para “os universitários” que entendem mais e têm mais habilidade gráfica que eu. Alguns pitacos recebidos, outros elogios…. pouca ajuda concreta.
Dormi com ele mais tempo do que eu queria, mas acho que foi útil.
Bom e velho pacote Adobe: Photoshop e Illustrator
Juntei toda a minha habilidade gráfica (que é baixíssima! sou uma administradora!) e joguei no Photoshop as sugestões que eu já tinha recebido e nas quais já tinha trabalhado no Canva.
Vetorizei e fiquei brincando com as imagens dos passarinhos e com a paleta de cores decidida.
Mas definitivamente, minhas habilidades gráficas além de ruins estavam beeem enferrujadas.
Brandmark.io
Me lembrei que alguém tinha me falado de uma ferramenta de IA que ajudava a criar marcas - mas claramente não me lembrava qual era.
A IA mais comum de todas, o Google, me ajudou a encontrar.
Abri o app.brandmark.io. E foi bem legal! Eu fiz o passo a passo que eles vão te encaminhando para fazer e geraram muitas sugestões.
Abaixo, só 4 delas:
a que mais se aproximou com algo que fazia sentido era essa:
Na ferramenta do Brandmark, podia ir personalizando algumas coisas. Escolhi as cores da tríade que eu já tinha escolhido.
E foi ficando assim:
Mas eu achei que o "arroba em formato de i" estava muito parecido com a propaganda do Itaú. E me ocorreu que se esse "i" pudesse parecer mais com um sabiázinho. Inspirado naqueles primeiros rascunhos…
A volta dos que não foram
Voltei pro photoshop + illustrator (lembrando que não sou designer!). E fiquei encarando esse sabiázinho:
Comecei a rascunhar algo com um “i” e algo que pudesse parecer um passarinho.
mais um teste…
e com isso, foi melhorando…
As opções coloridas:
Pedido de ajuda profissional
Na qualidade de MVP, me dei por satisfeita e apresentei para o Cássio. Ele achou massa e botou pilha para a gente seguir.
E eu sei que não tá super ok ainda... massss se tiver um designer por aí que esteja agoniado com como tá "sujo" tudo isso... e quiser dar uma mãozinha... a gente aceita ajuda! É só dar um salve.
Dá para sabiar
Sabemos que está longe de estar perfeito, ou de estar com um aspecto profissional.
Sabemos que é preciso muito mais que ideias boas da IA para elaborar uma identidade visual e de marca. Eu sou uma curiosa tanto de IA, como de identidade visual e tenho uma pós em comunicação digital.
Sabemos que a IA ajuda a ter ideias, mas a gente precisa da inteligência natural para juntar tudo isso e fazer as coisas fazerem sentido em determinado contexto.
Como vocês têm usado a combinação da Inteligência Artificial com a Natural?