Como a computação em nuvem está influenciando a indústria

Como a computação em nuvem está influenciando a indústria

 Como todos sabem, a maneira tradicional de construir um ambiente de TI é comprar servidores, hardware, licenças e instalar software. Esse é um longo e custoso processo, envolvendo muitas demandas de infraestrutura e longos ciclos de preparação. Esse modelo completo de TI interno pode ser banal, mas o TI como o conhecemos está sendo reposto por novas tecnologias.

 Mais segurança

Um dos principais motivos de dúvida sobre migrar para a gestão na nuvem é a segurança das informações confidenciais quando estão, de certa forma, fora de seus domínios. Contudo, já é possível afirmar que a segurança de dados aumenta ao usar soluções na nuvem. Isso acontece porque provedores de cloud computing seguem padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada e outras. Além disso, ao perder um notebook ou mesmo um celular, informações confidenciais não vão embora junto com o aparelho: elas estão armazenadas na nuvem e se mantém protegidas e disponíveis nela.

Outro fator importante para a segurança que a computação em nuvem torna mais simples é o backup. Sistemas tradicionais demoram horas para que o backup de dados seja realizado. Em algumas situações é preciso mobilizar uma equipe inteira para isso. Em sistemas online, o espelhamento de servidores e as normas de gestão de dados fazem a cópia de segurança quase em tempo real e permitem que, caso algum problema aconteça, cópias criptografadas das informações sejam recuperadas automaticamente ou sem a necessidade de recorrer a discos físicos ou servidores não conectados.

 Redução nos custos

 Geralmente, inovação custa muito caro, mas isso não acontece na implantação de sistemas de gestão em nuvem, apesar de estes requererem um investimento inicial. Por não necessitarem de gastos elevados com servidores e licenças de softwares, são mais baratos do que os tradicionais, porém, a principal vantagem é a redução de custo operacional. Desenvolver e manter o sistema utilizado pesa menos no bolso do empresário. É possível, na maioria dos casos, pagar apenas pelo que foi utilizado pela empresa, cortando gastos. Também há como dobrar ou triplicar a estrutura disponível em armazenamento e processamento de dados com um investimento pequeno.

 Outros benefícios da nuvem para as indústrias

Nos dias de hoje, as indústrias precisam da nuvem para gerarem vantagens competitivas que contribuam para elas enfrentarem as dificuldades do mercado, como a redução das margens de rentabilidade e a baixa confiança dos clientes. Somente com esta tecnologia elas podem dar respostas rápidas às tendências e melhorar a flexibilidade dos processos de negócio. Abaixo, listamos outros benefícios que a cloud pode gerar para essas companhias: 

  • Elimina custos com infraestrutura própria de TI;
  • Reduz despesas operacionais;
  • Aumenta a rentabilidade dos negócios;
  • Permite um monitoramento centralizado e eficiente por meio de plataformas móveis;
  • Facilita o cumprimento de regulamentos mais rigorosos;
  • Agiliza a detecção e correção de falhas em processos;
  • Melhora a satisfação dos clientes;
  • Permite que os gestores deem uma maior atenção às atividades mais importantes;
  • Possibilita que a companhia seja mais sustentável.

Acredito que temos aqui um pequeno "Brief" de algumas de muitas vantagens em se utilizar CLOUD na indústria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos