Como comunicar limites e dizer NÃO com leveza?
Um dos meus mentorados tinha um problema: por ser muito bonzinho, não conseguia dizer não. Tudo que os outros pedem, ele dizia AMÉM, ainda que, por dentro, todos os seus sentidos quisessem negar uma nova demanda.
Ele não é bobo e sabia que muita gente o explorava. Mas por questões internas profundas, ele tinha medo do que poderia acontecer caso ele diga NÃO, de portas fechadas à rejeição.
Outra mentorada me relatou a mesma dificuldade, apesar de fazer isso de um jeito muito diferente: não conseguia comunicar seus limites sem parecer grossa. Para não causar conflitos, por muitas vezes escolheu ficar quieta, engolindo sapos e acumulando entulho emocional dentro de si.
Ao dizer SIM para alguém, eles precisavam renunciar a uma outra escolha própria. A negação está implícita na afirmação.
MUITA gente não sabe como comunicar um NÃO - e provavelmente você, se decidiu ler essa pílula! Em um mundo com mais oportunidades e rotinas mais atarefadas, comunicar limites tornou-se uma habilidade fundamental para quem não quer ter um #BurnOut ou não quer aceitar oportunidades erradas.
Se você tem um problema parecido, pode se tranquilizar. Vou te ajudar a fazer isso de forma leve, nessa Pílula Emocional.
Por que temos dificuldade de comunicar limites?
Eu sempre digo que somos bichos sociais e que temos necessidade de pertencimento e conexão. O medo da rejeição é comum para todos.
Dependendo da criação que tivemos, podemos associar que, para sermos aceitos, precisamos colocar as necessidades dos outros acima das nossas.
Recomendados pelo LinkedIn
E aí que começam os problemas: quem quer agradar todo mundo, acaba se anulando e calando as mensagens que as #emoções mandam sobre nossas necessidades fisiológicas, emocionais, sociais e espirituais.
Como comunicar seus limites com leveza?
Apesar de não ter fórmula mágica e nem receita de bolo, vou passar um passo a passo que vai te ajudar nesse processo.
Meus mentorados têm conseguido mudar a forma como eles se relacionam, praticando a verdadeira Liderança Emocional, com métodos direcionados à cada mentalidade! Ao fazer isso, eles filtram relações e oportunidades aos seus valores e constroem uma vida com mais sentido e paz.
Claro, há jeitos de dizer não sem dizer não, mas isso é papo para outro conteúdo. Se você quer um vídeo prático sobre formas alternativas de falar não, comente aqui pra eu saber :)
Marketing | Gestora de Redes Sociais Comunicação | Endomarketing
1 aUma coisa que me pergunto: Por que a parte pressionada tem de ser a conciliadora? Ponderar como a sua reação tenha que causar impacto positivo perante ao o opressor. Tem de manter a diplomacia e saber "como medir as palavras". Num universo onde cada vez mais se fala em "humanização" os comportamentos devem seguir padrões "politicamente corretos". Ser direto é sinal de grosseria! Óbvio que vai contar muito a posição social/ hierárquica do emissor para o receptador. Seria uma hipocrisia?
Auxiliar de escritório na Edubraz
1 aHoje em dia eu sei!!! Graças à Deus!!!
"Volta teu rosto em direção a luz e a escuridão não existirá!" Sonhe, acredite e faça acontecer!"
1 aAcabei de ler e até escrevi um pouco sobre experiências que tive assim. Cada escolha é uma renuncia. Mas com o tempo vamos aprendendo com a vida e com outras pessoas. Nem sempre é bom colocar as necessidades dos outros acima das próprias. Comunicação serve justamente para que se chegue em acordos benéficos para todos ou não prejudicial para ambos. Muito obrigado pelo compartilhamento.
CEO e fundadora da Cruzando Histórias | LinkedIn Top Voices Equidade de Gênero | Embaixadora L’Oréal Paris no combate ao assedio | TEDx Speaker
1 aPílula importante 💜
Treinamentos e Palestras Corporativas | Psicóloga de Carreiras | Expert comportamental | Top Voice do LinkedIn | Especialista da Geração Z | Professora na FDC | Desenvolvendo Pessoas para o Futuro ⚡️
1 aO não ele é essencial e importante. O não às vezes pode ser o sim para você.