Como conseguir alcançar a prosperidade em 7 dicas simples.
1 – Assuma total responsabilidade pela situação financeira
Não adianta reclamar das coisas que você não pode mudar do passado, do país, da sua família, ou das pessoas que de alguma maneira lhe prejudicaram.
Seja qual for a sua situação financeira atual, assuma 100% da responsabilidade pelo estado atual e pela mudança que você é capaz de fazer.
Você precisa criar condições para prosperar, independente de coisas externas. Lamuriar sobre as forças contrárias desvia o seu caminho, tira a sua energia e faz de você uma vítima.
Mas e as pessoas que me prejudicaram? E o governo? Talvez tudo isso tenha influenciado, mas você de alguma forma, consciente ou inconscientemente, permitiu, atraiu ou colaborou para sua atual situação financeira. Não é sua culpa, porque você fez isso de uma forma muito inconsciente, mas é sua RESPONSABILIDADE.
Quando paramos de culpar os outros, a nossa energia fica livre para criar e atrair novas formas de ganhar mais.
Exercício:
Um passo mais profundo para que você possa verdadeiramente assumir total responsabilidade: perdoe a tudo e a todas que você considera que contribuiu para as suas dificuldades atuais.
Faça uma lista de tudo e todos que você culpa pela sua atual situação: governo, pais, irmãos, chefe, sócio, a vida, Deus etc. Quanto maior a lista melhor, quanto mais detalhada e específica melhor. Lembre-se de eventos específicos que você viveu com estas pessoas ou instituições que lhe provocaram os prejuízos na sua vida.
Cada lembrança certamente trará desconforto emocional: raiva, injustiça, mágoas etc. Selecione evento por evento, pensamento por pensamento que venha acompanhado de sentimentos negativos. Certamente surgirão várias resistências em perdoar 100%. O tema ‘perdão’ exige explicações mais profundas.
Muito provavelmente você poderá sentir raiva de você mesmo por ter permitido, por ter sido inocente, ingênuo etc. Se você não se perdoar, vai arranjar maneiras inconscientes de se punir e isso é extremamente sabotador.
2 – Desenvolva a visão de que o mundo é um lugar abundante, com infinitas possibilidades para todos os seres humanos
A mentalidade de escassez é o que predomina na sociedade. O pensamento é de que os recursos são insuficientes, que não há riquezas para todo mundo prosperar.
Esse pensamento é extremamente sabotador. Faz as pessoas se sentirem culpadas por desejar ter uma vida mais próspera. A sensação é de estarem tirando a oportunidade de outras pessoas prosperarem, já que acreditam não haver o suficiente para todos.
Esse limite vai variar de pessoa para pessoa.
Mas a verdade é que existem infinitas formas de se criar riquezas. Novas fontes são descobertas, se reciclam, criam-se novos serviços a todo momento. A abundância é ilimitada e é possível que todos a acessem ao mesmo tempo. Basta que as pessoas criem uma mentalidade de abundância, que confiem em si mesmas e que tenham as ferramentas intelectuais para isso. A ferramenta intelectual (educação) é importante, mas a autoestima e a mentalidade de abundância são tão ou mais importantes.
3 – Doe 10% ou mais de tudo que você ganhar.
A prática da doação é bastante poderosa e gera muita prosperidade. Quando falo sobre isso, algumas pessoas dizem “eu faço doação, me sinto muito bem”. Maravilha, isso é ótimo. Mas, na verdade, o que a maioria faz é dar esmolas: determinada quantia uma vez por ano no natal, R$ 50,00 para alguma instituição de vez em quando, doação de um quilo de alimento etc.
Tudo isso é melhor do que nada. Mas estou falando de algo consistente, mensal, 10% ou mais de tudo que você ganha. Pode parecer difícil, ou até mesmo impossível. Se você não conseguir no início, é normal. Tente 2% no primeiro mês. Tenho certeza que será fácil. No mês seguinte, aumente para 3%. Faça isso até chegar em 10% ou mais.
Doar é importante por vários motivos. Existe a lei do dar para receber. Veja que a lei não é o contrário: receber para depois dar. Doe primeiro e o universo retribuirá. Doe qualquer coisa: tempo, dinheiro, amor, gentilezas e você receberá benefícios multiplicados.
Algumas pessoas pensam o seguinte: “eu não tenho como doar, só posso fazer isso quando minha renda melhorar”. Eu vou dizer o contrário: comece já, e aí você verá as coisas melhorando. Aliás, quanto pior for a situação financeira, quanto maior for a dívida, quanto maior a pobreza, mais urgentemente você precisa começar a doar.
O dinheiro doado deverá trazer crescimento para as pessoas. Por isso, evite doações que sirvam apenas para manter pessoas acomodadas no nível em que se encontram. Há pessoas que justamente por receberem ajuda financeira, se acomodam e deixam de crescer. Nesse caso, a doação presta um desserviço.
A doação nos faz sentir mais merecedores. Estamos contribuindo para o crescimento de outras pessoas, para a melhoria do planeta, algo maior que o nosso ego e isso amplia nossa sensação de merecimento, que é o tema da próxima dica.
4 – Seja um bom recebedor.
Sinta-se merecedor de uma vida boa e abundante. 99% dos seres humanos, em diferentes níveis, têm crenças limitantes que dizem “eu não mereço, não é para mim”. São crenças ligadas à autoestima e que têm várias raízes: educação, exemplo dos pais, religião etc.
No item 3, falei da doação. Muitas pessoas são ótimas doadoras, mas são péssimas recebedoras. Se esse for o seu caso, você irá se sabotar para não receber. Não importa o quanto você doe, o universo tenta dar de volta, mas você bloqueia, se afasta, dá um jeito de perder oportunidades. A doação só vai melhorar a sua prosperidade se você estiver aberto a receber. Fique muito atento a isso!
Boa parte das pessoas que estão em péssima situação financeira se deve ao fato de simplesmente não saber receber, de achar que não merece. Às vezes, as pessoas até ganham muito bem, mas, como sentem que não merecem, dão um jeito de ficar na pior: gastam tudo com outras pessoas, metem os pés pelas mãos, fazem negócios que dão prejuízo. Atraem ainda outras situações de perda mais graves: assaltos, incêndios, acidentes. Na maioria das vezes, essas crenças e não merecimento não estão muito claras e fáceis de perceber. É preciso que você se observe bem.
5 – Dissolva o desespero ou necessidade por ter mais.
É paradoxal. Quanto maior a necessidade, parece que mais bloqueamos o recebimento daquilo que desejamos. É bom que tenhamos o desejo de ter mais, de melhorar a nossa vida, mas sem a necessidade ou desespero pelo resultado final. É o desapego. Difícil, não é mesmo? Concordo com você.
Quanto mais feliz ou em paz você estiver, mais fácil será de atrair novas oportunidades ou de ter ideias criativas. O apego traz ansiedade que é uma forma de sofrimento. E sofrimento é o contrário da paz interior.
6 – Faça uma lista de gratidão.
Sinta-se grato por tudo que você tem hoje. Conforme falei no item anterior, quanto mais feliz você estiver, mais fácil será de atrair melhores oportunidades. Sentir gratidão é uma forma de se sentir mais feliz.
Se você reclama do que tem, gera uma energia de infelicidade, de lamuria, que é muito nociva. Certamente você sabe que não ajuda. É possível limpar a raiva ou ingratidão pelo que você tem. Assim você se sentirá mais grato pelo que você tem. Faça uma lista das coisas que reclama e aplique a técnica. Exemplos de frases:
“Mesmo que eu tenha raiva do meu carro velho, eu me aceito profunda e completamente”.
“Mesmo que eu não goste do meu apartamento porque ele pequeno (ou feio, escuro etc.) eu me aceito profunda e completamente. ”
Seja persistente. Faça quantas rodadas forem necessárias até que você se sinta em paz. E depois agradeça por tudo que antes você reclamava.
Depois disso, faça uma lista maior de gratidão. Liste pelo menos 30 coisas pelas quais você é grato. Pequenas ou grandes coisas. Podem ser coisas materiais ou não. Exemplo: carro, casa, roupas, computador, filhos, amigos, saúde, inteligência, conhecimento etc.
Leia a lista todos os dias antes de dormir ou em outro horário que preferir, e procure sentir realmente gratidão por tudo. O estado de gratidão fará atrair mais situações pelas quais você se sentirá grato. Este é um exercício muito poderoso. Quanto maior sua lista e quanto mais sentir gratidão, melhor.
7 – Pare imediatamente de associar sentimentos negativos ao dinheiro.
O dinheiro é algo neutro, um recurso. Pode ser usado para coisas ruins, mas pode e deve ser usado para coisas boas. É você quem vai dar o destino. Sempre que você associa o dinheiro a sentimentos negativos, você fará de tudo para afastá-lo ou perdê-lo.
As pessoas falam que querem uma vida mais próspera, porque o dinheiro poderá lhes proporcionar conforto, lazer, e ainda poderão ajudar outras pessoas. Mas, ao mesmo tempo, têm sentimentos em conflito dizendo lá dentro: o dinheiro é fonte do mal, corrompe, traz desgraças, não é coisa de gente espiritualizada, dinheiro é sujo etc.
Bem, se você pensa tudo isso, não importa o quanto afirme dizer que deseja uma vida mais próspera. Uma parte sua não quer ter dinheiro, e você vai se sabotar por vias que você nem imagina. Tudo que está guardado de negativo vai influenciar.
Existe uma parte sua que deseja ter e atrair mais, mas por trás há crenças fazendo justamente o contrário. Para se libertar desses sabotadores, você precisa identificar as crenças em primeiro lugar, listar todas elas e depois dissolvê-las.
Fonte: EFT