Como Construir uma Fábrica de Inovações: Passos Essenciais

Como Construir uma Fábrica de Inovações: Passos Essenciais

Peça a qualquer CEO que liste seus cinco maiores desejos e, certamente, “mais ideias - melhores ideias” estará entre eles.

Outro ponto é que as empresas mais inovadoras do mundo geralmente têm em comum a implantação de sistemas que incentivam a geração e o teste de novas ideias, mas fazem que a busca por um gênio solitário.

Em outros textos, já destaquei que muitas das inovações que implantei resultaram de incentivo à equipe para buscar melhorias nos processos. A história das inovações nos oferece muitos exemplos: a máquina a vapor, por exemplo, foi usada em minas por 75 anos, até que Robert Fulton a utilizou como base para desenvolver o primeiro barco a vapor.

Iniciei minha carreira na GE, onde conheci a historia de Thomas Edison. Há mais de 100 anos, ele deixou orientações essenciais para iniciar um novo projeto: 1- Primeiramente, estudar o fundo a construção atual; 2- Analise todas as experiências anteriores e leia tudo o que puder sobre o assunto, ou seja, muito estudo e transpiração.

"Para inventar, você precisa de uma boa imaginação e de uma pilha de lixo" Thomas Edison

Ainda durante meu tempo na GE, ouvi muitas histórias sobre os inventores de Edison. Ao desenvolverem uma lâmpada incandescente, os primeiros protótipos tinham dificuldade em se fixar nos bocais. Até que, um dia, um técnico sugeriu usar uma base rosqueada de uma garrafa de querosene para segurar uma lâmpada no soquete. Eles testaram a ideia, que funcionou, e assim a lâmpada incandescente foi lançada – uma tecnologia que perdurou até recentemente. Hoje, os produtos duram, em média, menos de 10 anos, o que torna essencial estarmos sempre a procura de novas ideias.

Por fim, sugerimos o ciclo abaixo para que sua empresa também seja considerada inovadora:

  • Pesquise profundamente sobre seu negócio e concorrentes – Esteja sempre em busca de ideias inovadoras. Lembre-se de que até ideias antigas podem servir como matéria-prima para novas abordagens.
  • Manter a ideia Viva: Às vezes, precisamos esperar o momento certo para implantar nossas ideias. Por exemplo: a ideia de integrar compras com meios de pagamento de pedágio (como o Sem Parar) surgiu em uma conversa durante os intervalos de um seminário sobre cooperativas. Na ocasião, um diretor da LAMSA (operadora do pedágio da Linha Amarela-RJ) teve a dificuldade de aumentar a adesão ao TAG recém-lançado. Sugeri a integração com shoppings e até mesmo com condomínios da Barra da Tijuca. No entanto, a empresa de TI da LAMSA apresentou um custo alto, abortamos o projeto e, quase cinco anos depois, fui procurado para retomar a ideia, e a primeira integração foi inovadora no MorumbiShopping. O resultado foi um sucesso que vemos hoje com mais de 50% dos pagamentos sem Shopping usando o Sem Parar.
  • Imaginar novos usos para velhas ideias: Muitas inovações em Parking surgiram da observação dos problemas e sugestão e uso de velhas ideias. No nosso segmento, podemos citar as máquinas de pagamento automáticas. No inicio utilizamos máquinas automáticas bancárias integradas aos sistemas de estacionamento. Dado o alto custo dessas máquinas, pressionamos os fabricantes a desenvolver modelos mais simples, que aceitem apenas cartões e utilizassem os terminais POS já existentes e, por fim, desenvolvemos validadores manuais. Veja também este artigo que lista os pontos de atenção para criar algo novo.

  • Realizar Projetos-Piloto e Implementar Gradualmente: O teste mostra se uma inovação tem potencial comercial ou atende ao que foi planejado e minimiza os riscos. Por isso, sempre testamos em Shoppings Piloto ou mesmo em alguns pontos até implantação em toda a rede.
  • Adote a Tecnologia como um Motor de Inovação: A adoção da tecnologia como motor de inovação, especialmente em sistemas de automação e integração, pode transformar profundamente os estacionamentos, especialmente os de grande porte, como os encontrados em shoppings e centros urbanos. estes aspectos são fundamentais: Automação de Estacionamentos; Integração de Sistemas de Mobilidade; Sustentabilidade e Mobilidade Elétrica; Soluções de Pagamento Integradas; Big Data e Análise Preditiva e Garagem Robotizada.
  • Promova uma Cultura de Inovação e Melhoria Contínua: Significa investir e ter foco em: Envolvimento da Liderança; Estímulo à Criatividade e Experimentação; Metodologias Ágeis e Flexibilidade; Investir em Capacitação e Desenvolvimento e ; Medição e Análise de Resultados; Comunicação Transparente e Aberta e Reconhecimento e Recompensas

Conclusão

Construir uma fábrica de inovações de sucesso é um processo contínuo e multidimensional, que envolve tanto a criação de infraestrutura e processos adequados quanto a promoção de uma mentalidade aberta à experimentação e ao aprendizado constante. Ao adotar essas práticas, as empresas podem se transformar em ambientes sonoros de inovação.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Braz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos