Como contratar Pessoas de forma Assertiva
Como acertar na contratação de pessoas
Contratar novos funcionários é um grande desafio. Se você é um empreendedor que vai iniciar alguma atividade e formar a primeira equipe, tenha em mente que é não é uma tarefa fácil. E se você é um empresário experiente certamente vai concordar que contratação de pessoal é bem difícil.
Fato é que os processos de contratação precisam ser assertivos, isto é, ter uma boa taxa de acerto na escolha do profissional mais adequado para a vaga ofertada, caso contrário, os seus processos podem estar errados.
Por que é importante acertar na contratação de novos colaboradores?
Essas duas frases já definem bem o que a sua empresa tem a ganhar quando consegue escolher o perfil perfeito para compor a sua equipe.
Economia de tempo e dinheiro
Talvez você até se identifique com o que vai ler.
Sua empresa contratou um determinado indivíduo para uma função ofertada. Porém, em pouco tempo percebe-se que o perfil profissional não se encaixou, a produtividade é baixa, não há sintonia com a equipe nem o que se esperava dele.
Consequência? Bem, será necessário outro processo de seleção para tentar encaixar finalmente o profissional adequado. Já pensou quanto tempo sua empresa perde? São semanas de divulgação de vagas, entrevistas, seleções, processos burocráticos de contração, e por aí vai.
Não é preciso nem descrever porque a sua empresa perde dinheiro com falhas na contratação né? Como o profissional não se adequa, a produtividade é baixa, além, tem todos os gastos dos processos de seleção e contratação de outro profissional.
Equipe produtiva
A lógica é simples. Se sua empresa acerta na seleção de pessoal, mais rapidamente sua equipe se torna qualitativa, pode evitar rotatividade de funcionários. Consequentemente a sua equipe será muito mais produtiva.
Como contratar pessoas de maneira assertiva?
→ Atração de candidatos qualitativos
A regra número um sem sombras de dúvidas é despertar a atenção de candidatos que realmente se encaixem à vaga anunciada, tanto nas questões profissionais quanto perfil.
Para entender melhor, vamos fazer uma analogia. Imagine uma loja virtual. Ela precisa atrair internautas interessados no que vende. De nada adianta ter um monte de visitantes no site se poucos compram, correto?
No processo de recrutamento de pessoas é a mesma coisa.
São inúmeros casos que chegam currículos e interessados na porta de empresas que passam longe do perfil desejado.
Recomendados pelo LinkedIn
Exemplos mais típicos são:
Atrair candidatos não qualificados para vaga e desejo da empresa ocasiona alto número de entrevistas que poderiam ser evitadas, por exemplo.
O segredo é fazer o enunciado correto da vaga e anunciar nos canais que têm potencial para atingir o público desejado.
→ Processo seletivo eficiente
Mesmo que o enunciado da vaga seja bom, o processo de seleção de pessoal também precisa ter metodologia eficaz.
O processo seletivo precisa ser capaz de avaliar todas as competências, habilidades exigidas para o cargo e também o perfil desejado para compor a equipe. E para isso obrigatoriamente é preciso metodologia de coleta de informações, seleção de currículos, análises de entrevistas.
Jamais cometa o erro de contratar profissionais às pressas, são nestes momentos que os erros são cometidos.
→ Faça várias entrevistas
Uma boa maneira de conhecer cada vez mais o profissional é fazer entrevistas por etapas, isso proporcionará aprofundamento nas análises das informações descobertas sobre o candidato. Quanto mais o conhecer, melhores são as chances de acertar na contratação.
Algumas empresas adotam dois tipos de entrevistas:
A de valores tem como objetivo identificar os valores do candidato, o perfil social e comportamental, os pontos fortes e fracos quanto a relacionamentos com equipe e cruzamento de informações para associar com a cultura da empresa.
As perguntas certas são fundamentais neste processo, e sobre isso vamos tratar mais adiante, continue na leitura.
A entrevista técnica tem como objetivo identificar o perfil profissional para o cargo, como formação acadêmica, experiências, projetos realizados, conhecimento, capacidade produtiva, etc.
→ As perguntas corretas
Você realmente sabe quais são as perguntas adequadas e necessárias a fazer para os candidatos? Se nesse processo as questões não conseguirem obter informações cruciais para preencher a vaga, então falta metodologia eficaz.
As perguntas não podem ser formuladas sem estratégia e nem movida pelo achismo. Para cada vaga, associada aos interesses e culturas da empresa, as perguntas precisam ser bem elaboradas para ter processo na entrevista.
A Consultrain oferece treinamentos e consultorias robustas para ajudar no processo de escolha do profissional perfeito para sua empresa. Conte conosco, aprofunde seus conhecimentos e técnicas para sua empresa crescer.
Escale seu negócio com ferramentas e automatização | CEO na LUZ | Empreendedorismo | Automatização | AI | PMEs
1 sem🚀