Como contribuir como Conselheiro(a) Consultivo(a) entregando valor único?
No momento em que um(a) profissional inicia sua reflexão sobre a possibilidade de se tornar conselheiro(a), é importante avaliar sua trajetória profissional e buscar identificar quais suas principais capacidades e qual será sua contribuição inicial, o que requer auto-conhecimento.
Quando digo inicial, é porque à medida em que você atua como conselheiro(a) novas capacidades são desenvolvidas fruto das interações com pessoas que possuem experiências profissionais e de vida distintas da sua, e esta diversidade é fundamental na composição dos conselhos.
A evolução constante do(a) profissional - o chamado lifelong learning - por meio de capacitação, e pela troca de experiências com outros(as) profissionais é fundamental - daí a importância de um networking qualificado.
Já durante sua sua atuação, é fundamental buscar a todo momento o melhor entendimento sobre o mercado, a empresa, sua estratégia, seus desafios, processos,… o que requer muita dedicação e atenção, para que se possa prover as melhores sugestões, recomendações e contribuir assim para as melhores decisões.
É importante lembrar que o(a) conselheiro(a) deve ter uma participação ativa, e que uma das principais capacidades que deve ter é a de escutar. Em 2021, escrevi o artigo “Mindset para o futuro", link abaixo, onde comentei que para reciclar suas crenças e incorporar novos aprendizados é necessário a desconstrução, vale para líderes das organizações e também para conselheiros(as).
Recomendados pelo LinkedIn
Com este mindset, a capacidade de adaptação e a flexibilidade para acompanhar idéias que são “melhores" que a sua é muito facilitada, e exige ao mesmo tempo experiência para contribuir ativamente com o grupo, e humildade para aprender com ele.
Além de aprender, deve-se buscar na maioria das vezes decisões em consenso - o que significa que as decisões deveriam convergir para a melhor contribuição do grupo, não de um único indivíduo.
Assim, podemos dizer que para entregar um valor único como Conselheiro(a), é fundamental auto-conhecimento, evolução constante, networking qualificado, dedicação e atenção, "mindset para o futuro", participação ativa, e muita humildade, sempre em busca das melhores contribuições e decisões colegiadas.
Excelente reflexão José Maria Pessoa, MSc. ... compartilho 100% com sua colocação. Merci !
Board Member / Investor / Entrepreneur / Sales Expert
1 aBoa reflexão Zé Maria! Boa sorte nessa empreitada! Também estou trilhando nessa carreira de Conselheiro! Tive a oportunidade de fazer o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o Board Academy Br ! Uma experiência muito gratificante! Se quiser, conversamos para trocar experiências!
Diretor Executivo | Conselheiro | Mentor
1 aMuito bom, José Maria! O desapego a nossas crenças é libertador! Que tenhamos isso sempre presente para atuarmos como bons conselheiros! Forte abraço!
Crédito | Cobrança | Operações | Gestão de Riscos | Finanças | Atendimento a Clientes
1 aJosé Maria Pessoa, MSc., boas reflexões, meu destaque fica para seu comentário de reciclar as crenças, oportunidade para descontruir alguns vícios permitindo incorporar novos aprendizados.