Como Convencer  Seu Gerente a Utilizar Software de Simulação (economize milhões e seja promovido!)
Steve Carell como Michael Scott na Série The Office da NBC

Como Convencer Seu Gerente a Utilizar Software de Simulação (economize milhões e seja promovido!)

Já não é de hoje que as empresas mais competitivas no mercado perceberam que utilizar a simulação permite uma otimização significativa no processo de design de modo a entregar melhores produtos em um período muito menor de tempo. Se você é do time de engenharia, arquitetura ou design e está com dificuldades de convencer sua gerência a adotar essa metodologia em conjunto com o software, fique tranquilo, você não está sozinho.

As fontes mais comuns de ceticismo com relação a adoção de tecnologia de simulação são:

  • Se manter no status quo ("do jeito que está funciona, mudar vai dar trabalho e pode não funcionar")
  • Pouco conhecimento sobre esse tipo de tecnologia e entendimento do seu valor real
  • Altos custos de software e hardware
  • Dificuldades para acessar poder computacional de alto desempenho
  • Barreiras relacionadas ao treinamento e expertise necessário para utilizar o software

A maioria dessas indagações são justificáveis e nesse artigo iremos apresentar algumas dicas preciosas que podem resolver seu problema de uma vez por todas para que você tenha acesso a esse software, diminua o tempo de projeto, economize milhões para sua empresa e te gere uma baita promoção.

Enquanto os dois primeiros tópicos podem ser solucionados através de uma boa conversa com sua gerência, mesmo ela sendo a mais tech e mente aberta possível, deve-se sempre considerar os custos de investimentos e os recursos limitados que estão disponíveis. O padrão atual da indústria de software de simulação realmente são caros e podem ser difíceis de se integrar no processo de design nas empresas que nunca utilizaram ferramentas de simulação.

Apesar de todos os benefícios da tecnologia, muitas gerencias até hoje simplesmente ainda não a consideram como um investimento prático. Para convence-la do contrário, você precisa de um bom argumento (números, exemplos e claro que a conversa seja depois de um ótimo almoço no restaurante preferido da mesma).


No entanto, com a migração das companhias de software para soluções baseadas na nuvem, um exemplo é a desenvolvedora de software Metacomp Tech, muitas dessas preocupações perderam sua validade, tornando os softwares de simulação mais acessíveis para qualquer um com um notebook e a vontade real de aprender. Se você quiser saber mais sobre a democratização da simulação dê uma olhada nesse artigo (em inglês): Democratizando a Simulação.

Com todo esse desenvolvimento ficou mais fácil do que nunca convencer sua gerência a adotar e integrar aos processos de desenvolvimento ferramentas de simulação. Dito isso, abaixo vou descrever argumentos matadores para você fazer aquele pitch de deixar qualquer um de queixo caído e conquistar finalmente o acesso a essa ferramenta poderosíssima.


Proponha uma solução que vai realmente resolver os problemas, não "tecniquês" com o seu ou sua gerente

Enquanto que softwares como o CFD++ (simulação de fluidos e térmica) e CSM++ (simulação estrutural e térmica) possuem recursos incríveis e que os engenheiros valorizam muito , o seu gerente que necessita ter uma visão mais abrangente do projeto como um todo, precisa saber dos benefícios reais (redução de tempo, menor custo etc.) que a adoção da ferramenta vai trazer a empresa. A grande sacada aqui é focar no "O quê" ao invés de ir pelo caminho do "Como" em relação aos problemas que a simulação resolve. Utilize esses três grandes benefícios listados:

Benefício 01: Menores custos de produção:

Esse argumento é mais básico e fácil de entender (recomendo começar por ele). Utilizar CAE (computer-aided engineering - engenharia assistida por computador) já tem um histórico imenso da efetividade como medida de corte de custos.

Empresas no mundo todo monitoraram ao longo de dois anos, após a incorporação do software de simulação como solução dentro do processo de design e projeto, reportaram uma diminuição de cerca de 13% nos custos gerais de produção, 12% no número de protótipos físicos e 10% de mudanças de pedido após a liberação para a manufatura. Como hoje cada vez mais os consumidores demandam preços baixos para qualquer produto, a simulação se tornou um investimento essencial.

Benefício 2: Tempo de desenvolvimento mais curto:

As empresas listadas no relatório Aberdeen relataram uma diminuição de tempo gasto no desenvolvimento do produto em mais da metade do tempo (imagina você falando para sua gerência que você vai entregar o projeto na metade do tempo que estava previsto. Prevejo pulos de alegria).

Para elas essa redução foi mais do que suficiente para o investimento em simulação. Apesar de muitas gerências acharem que a curva de aprendizado é longa e eventualmente atrase os times de engenharia nos projeto em andamento, os resultados das empresas que utilizam simulação contam uma história diferente. As empresas perceberam que nas primeiras etapas de integração da ferramenta de simulação, inicialmente os engenheiros foram capazes de cortar o tempo de desenvolvimento em 8% e 14% já no fim do processo de design.

Então meu caro e minha cara, não hesite em falar que o tempo vai ser diminuído!!!

Benefício 3: Melhor design de produto:

A utilização de ferramentas de simulação na engenharia já não é mais estritamente destinada para verificar o design de produto e diminuir custos de desenvolvimento — hoje ela tornou-se um componente-chave da inovação de produto, permitindo aos times de engenharia testar e avaliar ideias inovadoras - talvez mais arriscadas, porém com o potencial muito mais alto. Emponderar esses os times com esse tipo de ferramenta vai levar a sua empresa a uma alta diferenciação de produto e contribui de maneira efetiva para o crescimento.

Apesar das preocupações – adotar a simulação é mais fácil do que parece

Uma das coisas que impedem as empresas de se beneficiar dessas tecnologias de simulação são os conceitos equivocados sobre o software. Muitos deles justificaram-se no passado mas nesse momento já estão obsoletos graças a soluções inovadoras e o avanço de tecnologias, como, por exemplo, as soluções em nuvem. Os principais equívocos são :

  1.  Os preços para usar o software de simulação são demasiado altos (com a democratização do acesso a simulação, cada vez mais, os preços estão diminuindo e mais empresas podem utilizar o software)
  2. As ferramentas CAE (CFD, FEA, CAD e CAM) sempre necessitam de computadores com alto poder de memória e processamento. (realmente, para rodar uma simulação é necessário um alto poder computacional, mas com a soluções em nuvem e escaláveis não é mais necessário adquirir máquinas para isso, você pode alugar esses servidores, rodar sua simulação e pronto!)
  3. O treinamento de software de simulação demora meses (antigamente sim, hoje com acesso fácil aos tutorias através de video-aulas e interface gráficas animadas, além de inserção de dados assistida, o que se demorava meses, agora leva-se semanas.)

E aí? Preparado para conversar com o seu ou sua gerente a ir por esse caminho fantástico da simulação?

Uma última dica e que reforça toda a mensagem que quero passar é sobre a maneira como você apresentar todas essas ideias para a sua gerência. Separe um tempo e se prepare, procure exemplos reais e mostre com dados que realmente vale a pena utilizar simulação.

Mas lembre-se, ao menos que a pessoa que você for conversar seja uma especialista no assunto, recomendo não ir pelo caminho das especificações técnicas, converse em termos mais amplos, do negócio mesmo, e os impactos positivos que podem aparecer adotando essa iniciativa.

Você também iniciar uma conversa com o seu time como um todo, o famoso "comendo pelas beiradas até chegar o recheio do bolo", e trazer esse assunto de forma positiva e que agregue. Ter mais alguém que é partidário da sua ideia sempre ajuda.

Outra ideia aqui é, pensando que o projeto que você está envolvido tem várias etapas, realizar uma delas utilizando simulação através de uma consultoria que já tem expertise no assunto. Você vai trazer um resultado em menor tempo, com efetividade e irá mostrar que realmente ferramentas de simulação funcionam. Pode ser o primeiro passo que a sua empresa dê no mundo das ferramentas de simulação e indústria 4.0

O que achou do artigo? Comente e converse comigo como você aplicou essas estratégias!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eduardo Machado de França

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos