Como criar novos desafios profissionais em 2018

Como criar novos desafios profissionais em 2018

Com a chegada de um novo ano, vale também criar novos estímulos no trabalho com metas e desafios a serem alcançados para que no final de 2018 exista a possibilidade de mensurar suas conquistas seja em termos de transição de carreira, novos projetos, novo cargo/função, mudança de área, ou qualquer outro sonho.

Quero fazer um convite a percorrer uma jornada, pegue papel e caneta e vamos fazer este pequeno exercício de Coaching? Não tenho coo planejar meu futuro sem olhar para minhas bases, meus caminhos, etc.

Quando pensamos em carreira é preciso começar refletindo sobre os VALORES que regem nossa vida. Pois os valores estão balizando todas as nossas decisões. Eu não consigo atuar em uma empresa que não respeita o cliente, por exemplo, se um dos valores que tenho em minha vida seja Respeito ao outro e Honestidade. Então minha primeira pergunta é:

- Quais Valores regem sua vida e sua forma de interagir e comportar-se? Liste-os.

Outra reflexão importante são sobre nossas crenças pessoais limitantes referentes à prosperidade financeira. Inconscientemente agimos no dia-a-dia nos boicotando para reafirmarmos estas crenças. Portanto minha segunda pergunta é referente às suas crenças limitantes:

- Quais são suas crenças (ideias e percepções consideradas por você como absolutas e verdadeiras? - Ex: “É preciso sofrer para conseguir o que se quer” Apenas liste-as sem se criticar...

Agora vamos pensar sobre seus talentos:

- Quais dons, talentos ou habilidades?  O que você faz bem desde criança? Ex: Eu sempre gostei de ensinar as pessoas. Eu sempre fazia negociações com meus brinquedos trocava carrinhos por skate, etc

Liste estes dons e acrescente os seus talentos desenvolvidos em sua carreira até o momento. Ex: Trabalho muito bem com computadores, Sou boa mediadora em conflitos dentro de minha equipe, etc

Ao longo da vida criamos o que chamamos dentro de Coaching de Role Models (que são pessoas que são referências para nós, podendo ser parentes ou personalidades famosas ou históricas. Refletindo sobre esta pessoa quais características você admira nela.

- Quais são as características deste seu Role Model você possui e pode ser desenvolvido ou quais você precisa realmente melhorar significativamente?

Para traçar novos desafios preciso avaliar como tenho distribuído/investido até o momento as diversas áreas de minha vida, então pontue:

- Como você tem equilibrado e valorizado cada um dos aspectos que vivencia em sua vida? (Família, Aquisição de Bens, Serviços a Sociedade/Comunidade, Carreira, Saúde, Saúde Financeira, Vida afetiva).

- O que você poderia fazer diferente para ter uma vida mais equilibrada e saudável?

Isso precisa ser levado em conta nos seus planos de carreira para 2018. Pois pode estar abrindo mão de algum pilar que seja importante para você e talvez seja a hora de fazer diferente.

Você como pessoa sabe qual a sua missão de vida? Qual é o seu propósito? O que veio fazer nesta vida?

Este também é uma pergunta interessante de ser respondida pois através da profissão é que a maioria das pessoas cumpre o seu propósito de vida.

Estas reflexões que o levei a fazer até o momento são as bases com as quais você terá força e energia para galgar novos desafios, por isso são importantes serem conhecidas.

O próximo passo é olhar para sua trajetória profissional e ampliar suas alternativas de atuação futura. Então com tudo que acumulou ao longo de sua trajetória você deve abrir o leque e as perguntas chaves para isso são:

- Com meus talentos natos e adquiridos até o momento, quais áreas eu posso atuar? Além da área que atuo agora, amplie sua visão!

- Que tipo de empresa eu poderia montar?

- Tenho conhecimento suficiente para transmitir a outros?

- Onde poderia repassar estes conhecimentos?

- Como eu poderia me tornar referência em algum conhecimento/área/tecnologia, etc?

 E para apoiá-lo:

- Como eu poderia utilizar meu networking para ajudar a alavancar este novo desafio?

- Como eu posso ampliar meu networking (dentro e fora da organização)?

Bem, agora para finalizar transforme tudo isso em metas a serem alcançadas em 2018, montando um Plano de Ação que contemplem todas as atividades que irá precisar tais como cursos, treinamentos, contatos com determinadas pessoas em seu networking, pois, esta viagem que percorremos juntos, lhe trará insights de seus pontos fortes, mas também dos pontos que precisará desenvolver para alcançar suas metas.

 Desejo Sucesso!

Adriana Vicco

Consultora Organizacional, Coach e Terapeuta Sistêmica

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos