Como criar um currículo irresistível
Muita gente subestima a importância do currículo na hora de se candidatar a uma vaga, mas mesmo sendo digital, ele ainda é bem importante.
No post de hoje você vai aprender como criar um currículo irresistível e sair na frente para conquistar o emprego dos seus sonhos!
Vamos lá?
Dicas matadoras para criar um bom currículo
Muita informação, ou pouca informação? Currículo impresso ou digital? Colorido ou preto e branco. Chegou a hora de você acabar de vez com as dúvidas na hora de criar o seu currículo.
Currículo personalizado para a vaga
Imagine que você está se candidatando para uma vaga como recepcionista bilíngue e no seu currículo tem a informação que você trabalhou como lavador de carros.
Essa informação não é importante para a vaga que você está concorrendo, então você não precisa manter ela no seu currículo.
Agora, se você vai se candidatar para uma vaga como vendedor de carros, a experiência pode ser importante, afinal, você conhece bem tipos e modelos de veículos.
A dica aqui é não enviar o mesmo currículo para todas as vagas, mas adaptar as informações para o documento ficar mais objetivo.
Essa dica vale não só para experiência profissional, mas também para cursos, projetos ou vontade de aprender alguma área específica.
Tamanho do currículo
Essa dica é bem antiga, mas vale a pena trazer aqui! Você não precisa entregar um currículo muito grande.
Na verdade, será bem melhor que o seu currículo seja curto, com uma página, no máximo duas.
Por isso é importante ser bem objetivo na hora de colocar as informações, adequando para a vaga pretendida e as habilidades relevantes.
Quem está analisando currículos geralmente terá vários para ver, então a chance dos currículos longos passarem batidos é bem grande.
Organização do documento
Não coloque as informações aleatórias no currículo, siga um roteiro. O documento precisa ter começo, meio e fim, então nada de fazer algo sem pé nem cabeça.
Comece pela sua apresentação pessoal, formação e cursos, depois passe para experiência profissional (se tiver), habilidades relevantes e informações adicionais, como referências, disponibilidade para viajar (por exemplo) ou pretensão salarial (se for o caso).
Não esqueça de organizar as datas em ordem crescente e seja bem específico com elas.
Recomendados pelo LinkedIn
Experiência profissional e formação
O que você já fez é muito importante (desde que tenha a ver com a vaga). As experiências profissionais são bem importantes para o recrutador avaliar sua aptidão à vaga.
Da mesma maneira, a sua formação acadêmica, cursos e capacitações merecem um destaque no currículo.
Forneça os detalhes mais importantes e descreva o que esse curso te ensinou. Seja objetivo, mas demonstre que você tem conhecimento.
Habilidades extras
As habilidades extras, mesmo que não sejam adquiridas em curso ou formação, são importantes no currículo.
Por exemplo, se você aprendeu inglês vendo filmes e ouvindo músicas, mencione isso. Se você não fala outro idioma fluentemente, mas consegue ler e escrever com facilidade, pode ser útil (dependendo da vaga).
E não esqueça as soft skills. Você é organizado? Trabalha bem em equipe? Tem facilidade em aprender. Coloque isso também.
Apresentação do currículo
Por fim, a apresentação do documento é muito importante e pode te render vários pontos extras. Se você quiser colocar uma foto, pode ser bem legal. Nesse caso, imprima o currículo colorido.
Falando em cores, seja moderado. Você não precisa de um currículo parecendo um arco-íris, use cores neutras ou fique no bom e velho preto e branco. Lembre-se: o menos é mais!
O mesmo vale para as fontes. Prefira fontes tradicionais e legíveis, como Arial ou Times New Roman, com tamanho entre 10 e 12 para o conteúdo normal e 14 a 16 para títulos e subtítulos.
A folha pode ser um papel ofício normal, mas atente para o tamanho oficial, que deve ser A4.
Ah! E se a empresa pedir uma cópia impressa, nunca entregue o currículo sujo, amassado ou dobrado. Se for um currículo digital, prefira o formato PDF, por ser mais seguro e mais profissional.
Dicas extras para montar um currículo perfeito
Por último, mas não menos importante, lembre-se dos erros de português. Ou melhor, esqueça deles! Escrever corretamente no currículo é o mínimo necessário para causar uma boa impressão.
Outra dica bacana é montar um portfólio. Se o seu trabalho é mais específico, como designer ou redator, por exemplo, crie um material para mostrar aos seus recrutadores.
O mesmo vale para quem não tem experiência profissional, mas pode demonstrar suas habilidades, como um engenheiro de projetos ou desenvolvedor de apps.
Veja também: A entrevista de emprego sob novos pontos de vista
Bem chegamos ao final e ficou claro que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora de conseguir aquele emprego dos sonhos, não é mesmo?
Se você gostou dessas dicas ou quer acrescentar alguma experiência pessoal, deixe nos comentários. Não esqueça de seguir nosso perfil e ficar de olho nos conteúdos.