Como criar um espaço positivo em plena pandemia

Como criar um espaço positivo em plena pandemia

- Como você está se sentindo hoje?

- Como o isolamento tem afetado você?

- Você está esperançoso ou com mais medo?

Como você se sentiu ao ler essas perguntas?

Responda sinceramente a essa última questão.

Você não acha que os colaboradores e membros da sua equipe se sentiriam acolhidos?

Ouvir de cada um, como está naquele momento ou como as mudanças o estão afetando, pode ajudá-lo a adequar a fala para evitar ruídos ou não entendimento, como também pode auxiliar na identificação de problemas decorrentes da adoção do trabalho remoto. A proposta é iniciar as reuniões por videoconferência com esse momento de escuta, com a intenção de abrir um canal de comunicação e intensificar espaços para o diálogo. Estes são pontos cruciais na gestão de equipes descentralizadas.

Ah! Estou retomando a ideia que começamos a conversar no artigo anterior: lembra da Liderança Positiva? (Não!? Se quiser leia o texto aqui). O líder, na perspectiva positiva que defendemos, busca mobilizar sua equipe, para que todos se sintam parte da construção do dia-a-dia da empresa. O gestor cria uma comunicação direta e de mão-dupla com sua equipe, permitindo o acompanhamento do desempenho individual e do grupo e também a proposição de ajustes e adequações a partir dos retornos e respostas obtidas.

Vale ressaltar que nossa meta é aumentar o engajamento dos colaboradores para que a Transformação Remota seja uma nova oportunidade para a empresa, com foco na retomada e crescimento. É também uma proposta para aproveitar a ruptura causada pela necessidade de quarentena, e estabelecer uma nova cultura organizacional direcionada a canalizar os talentos dos seus colaboradores, com vistas a ampliar o potencial competitivo do negócio.

E isso não é pouca coisa!

Mudar a forma como se trabalha, se gerencia e administra em um momento que se está longe do equilíbrio, ou mesmo com o raciocínio claro, é uma tarefa das mais difíceis. E um gestor não deveria assumir para si todo o peso do futuro de sua organização.

Compartilhar para crescer

Estamos todos no mesmo barco, sem saber exatamente quais são os rumos a se tomar! Novos estudos apontam que, talvez, haja a necessidade de se adotar o isolamento social horizontal em diferentes períodos, até 2022 ou 2024, para que não tenhamos novas ondas da pandemia da Covid-19.

O cenário traz uma série de desafios para os gestores, sejam tradicionais ou inovadores. Porém, uma liderança positiva cria um espaço de confiança, onde todos se sentem motivados a contribuir com seus conhecimentos e potenciais, gerando um clima mais otimista para a transformação.

Você – líder – não precisa se mostrar o cara que "sabe de tudo". Pode pedir a opinião da equipe sobre como estão os procedimentos, as principais dificuldades e se há sugestões para correções ou otimizações nos processos. Você se surpreenderá com as sugestões e a vontade de fazer o melhor para a organização.

Mas... calma lá. Se sua empresa tem um modelo de gestão centralizado a anos, não é de uma hora para outra que os funcionários se sentirão confortáveis em opinar. Será um exercício de fôlego e paciência.

E trazer esse momento de escuta para os encontros, pode ser um bom começo. O que você acha disso?

Espaço positivo e de ação

Cuidado!! Não deixe também que a reunião se torne um muro das lamentações. É necessário saber o momento de ouvir, mas é preciso saber colocar propostas afirmativas, para mudar os ânimos ou favorecer o sentimento positivo do grupo.

 Espera... Como assim?

Calma! As pessoas irão falar como estão, muitos se lamentarão, alguns podem colocar seus medos, e outros apontarem dificuldades de realizar as rotinas de trabalho. Nesse momento, o líder pode pedir a opinião dos participantes sobre como melhorar o jeito de se fazer as tarefas, buscando o engajamento e elogiando as boas ideias.

Reforce sempre o lado positivo!

Queremos criar um ambiente favorável à criatividade e também propositivo, voltado à Inovação. Sim, Inovação! A Transformação Remota pode ser o pontapé para uma mudança cultural, que impulsiona o novo, gerando um movimento a partir do entusiasmo da criação.

Apesar de parecer, o texto não quer lhe dar uma receita de bolo. São dicas colhidas da experiência de quem é gestora de uma equipe de uma consultoria, que emprega seus esforços em potencializar as competências e capacidades dos seus clientes, sejam pequenas empresas até grandes conglomerados internacionais.

Você conhece o Design Thinking?

Em nossa empresa, utilizamos a metodologia de Design Thinking para elaborar soluções e estratégias para a resolução de problemas complexos das organizações que nos contratam, ou mesmo, propor inovações para ampliar mercado, seja por meio de produtos tecnológicos, de gestão ou de marketing.

Para que o DT seja realmente viável, contamos com uma equipe multidisciplinar em um ambiente de confiança, tanto entre os colaboradores quanto com os clientes. E não tem como ser diferente.

Dividida esquematicamente em 4 fases, a metodologia parte da identificação mais ampla possível do cenário atual. Depois, passamos a fase de possíveis soluções, em que a troca de ideias e propostas deve ser livre, um verdadeiro brainstorm. Com um panorama amplo de possibilidades, afunila-se as opções para a seleção de uma ação, que será trabalhada e testada.

Isto é uma apresentação simplificada do DT; mas perceba o quão importante é ter um espaço onde os colaboradores se sintam à vontade para propor. E isso é possível em ambientes virtuais. O Design Thinking Remoto já é uma realidade.

Sua equipe está preparada para o DT Remoto?

Luciano Bandeira

Senior Microstrategy Developer | Loblaw Companies Limited / Lead / Tableau / SQL / Teradata / Big Query / GCP

4 a

Que orgulho! 💪

Camilla Moura

UX Strategy Lead | Digital Transformation

4 a
Juliana Simões

Fraud Prevention, AML, Credit Risk, Transactional Risk & Cyber Security l Financial Services @Clearsale

4 a

Ninguém melhor para falar de Psicologia Positiva 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos