Como criar uma carta de apresentação.
Eu havia deixado o LinkedIn de lado nos últimos anos, em vista que aqui já havia registrado a maior parte da minha trajetória profissional, mas como todas as redes sociais, os conteúdos vão parar num limbo que fica de difícil acesso aos que estão visitando a minha página aqui, e por acaso olhando o perfil de uma pessoa desconhecida encontrei um modelo de descrição incrível, é extenso mas ele engloba todas as áreas profissionais.
Eu vou trazer aqui como exemplo a minha carta de apresentação, que se baseou na desse outro usuário.
1) O primeiro paragrafo deve responder o QUEM? Quem é esse profissional, qual é o momento da carreira que esse profissional está. Abaixo de cada área da carta vou por o exemplo que eu criei para min como desenvolvedor.
"Sou um especialista em sistemas, sites e aplicativo mobile, com experiência atual como Desenvolvedor FullStack Sênior. Minha trajetória profissional começa há mais de 10 anos, trabalhando em agências de publicidade e se estende a pequenas e médias empresas de softwares no Rio Grande do Sul, trabalhando em conjunto com times de diversas áreas e setores do desenvolvimento sempre focando nos resultados."
2) O segundo paragrafo deve responder como COMO? Apresentar as principais características que e visão do profissional dentro da sua área.
"Possuo um perfil proativo e autodidata, que trabalha focado na resolução de problemas complexos, testes e validação de soluções, visando sempre a qualidade do software assim como sua organização e manutenção, desenvolvendo padrões, estruturas e documentação simples focado na aplicação das regras de desenvolvimento limpo (clean code)."
3) O terceiro paragrafo deve responder ENTÃO! Baseado em como é o posicionamento do profissional como ele pensa e tudo que faz para fazer parte dessa mudança.
"Foco no desenvolvimento compartilhado e organização, sempre buscando aprender novas linguagens e colaborando em conjunto com a equipe para compartilhar conhecimentos, para que todos se desenvolvam juntos e trabalhem de forma independente conhecendo e dominando os padrões de desenvolvimento da empresa."
4) No quarto paragrafo precisamos pontuar nossa especialidade, O QUE fazemos melhor!
"Domino o trabalho prático, entendendo o problema e o sistema como um todo, aplicando as regras de negócio, sempre orientado a dados e evidências para tomada de decisões, acompanhando as tendências e inovações do mercado."
5) No quinto paragrafo pontuamos o ALÉM, que é alguma característica diferente do comum.
Recomendados pelo LinkedIn
"Sou uma pessoa extrovertida, conquistei muitos amigos no trabalho, por estar atento e responsável com colaborar em transformar os ambientes profissionais em ambientes tranquilos onde cada um possa se expressar, buscando entender as qualidades de cada pessoa."
6) No Sexto paragrafo, e calma eu sei que tá extenso, devemos descrever as palavras chaves das principais habilidades e conhecimentos que nos destacam.
"Entre as tecnologias que trabalho, tenho conhecimento avançados em NodeJS, PHP, Bancos de Dados Relacionais (MYSQL, Postgres, SQL Server), Front-end, VUEJS, Angular, IONIC, React e WordPress, Jest e Mocha. Assim como as rotinas de desenvolvimento com Ágil e Scrum, Git, Clean Code e Solid, POO, Testes Unitários e Integração, AWS, GCP, Cpanel/Apache/Nginx e Docker."
7) Pra finalizar ainda podemos adicionar uma experiência pessoal como uma viagem, algum curso, premio ou mesmo alguma informação adicionar como linguagem, hobby ou foco pessoal.
"Eu tenho conhecimentos básicos em Inglês e espanhol para conversação, e avançado em escrita e leitura."
Uma boa carta de apresentação deve apresentar principalmente as habilidades sociais (Soft skills) e visão do profissional (Mindset), e brevemente listar as habilidade intelectuais (Hard Skills). Ideal é que as pessoas que vão ler, tenham a impressão de ter uma conversa breve sobre seus objetivos e aspirações profissionais.
O principal erro das cartas de apresentações é serem muito técnicas ou serem discursivas, o texto tentar convencer o leitor do porque o profissional é bom.
As habilidade Intelectuais ficam melhor sendo aplicadas nas descrições de cada Experiência Profissional. Pois elas entram dentro de um contexto onde se avalia o tempo em que o profissional teve a experiência.
Para mais dicas profissionais como essas me segui aqui no LinkedIn!