Como definir metas de vendas eficazes?
Estabelecer metas de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Elas orientam e motivam a alcançar os objetivos e resultados esperados da empresa.
Mas como definir metas de vendas eficazes? Aqui estão 10 dicas para ajudar você que é dono(a) ou líder de uma empresa:
1) Conheça o mercado: antes de estabelecer metas de vendas, você precisa conhecer o mercado em que atua, a demanda pelos seus produtos ou serviços, a concorrência, as tendências, as oportunidades e as ameaças. Assim você pode ter uma visão mais realista e estratégica do seu negócio.
2) Considere seu histórico de vendas: analise o seu histórico de vendas, ou seja, os resultados que você já obteve no passado. Isso pode ajudar a identificar padrões, tendências, sazonalidades, pontos fortes e fracos do seu processo de vendas.
3) Analise seu time de vendas: avalie o seu time de vendas, tanto em quantidade quanto em qualidade. Quantos vendedores você tem? Qual é o perfil, a capacidade e a produtividade de cada um? Como você pode distribuir as metas de forma justa e equilibrada entre eles?
4) Mensure sua capacidade de vendas e entrega: mensure a sua capacidade de vendas e entrega, ou seja, o quanto você pode vender e entregar aos seus clientes sem comprometer a qualidade, o prazo e a satisfação. Isso pode evitar problemas como estoque insuficiente, atrasos, cancelamentos etc.
5) Defina objetivos claros e específicos: defina os seus objetivos de vendas, que devem ser claros e específicos. Por exemplo, aumentar o faturamento em 10%, conquistar 20 novos clientes, aumentar o ticket médio em 15% ou reduzir o custo de aquisição de clientes em 5%.
Recomendados pelo LinkedIn
6) Utilize o método SMART: siga o método SMART para construir suas metas, isso significa que elas devem ser: S (específicas), M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes) e T (temporais). Ou seja, as suas metas devem ser bem definidas, quantificáveis, possíveis de serem alcançadas, alinhadas com a estratégia da empresa e com um prazo determinado.
7) Trabalhe com micro metas: dividir as metas em pedaços menores facilita seu planejamento, monitoramento, gestão e na correção de rotas, além de lhe manter motivado com pequenas vitórias.
8) Invista em sua equipe: alinhe a equipe sobre as metas, construa em conjunto o planejamento necessário para alcançá-las, providencie os recursos e os treinamentos necessários para a equipe conseguir alcançar as metas, deixe claro o papel e o que se espera de cada um, além de reconhecer os bons resultados.
9) Acompanhe e avalie os resultados: para verificar se as metas estão sendo cumpridas, quais são os desvios, as dificuldades e as oportunidades de melhoria. Você pode usar ferramentas como planilhas, gráficos, indicadores e apps nesta etapa (ex: MarketUP ).
10) Fechamento dos resultados: faça uma avaliação e um resumo sobre os resultados alcançados no ano, estas informações te ajudarão a planejar um próximo ano ainda melhor que o anterior.
Gostou das dicas? Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa. Topa o desafio? Lembre-se, conte com o apoio do Sebrae antes, durante e depois neste desafio de criar e trabalhar com metas de vendas.