Como definir prioridades e mensurar resultados? Conheça o método OKR!
Durante a minha trajetória profissional, já vivi e presenciei muitas situações que foram determinantes para o futuro de algumas empresas. Às vezes uma simples mudança de abordagem pode mudar o jogo, e melhorar significativamente os resultados de uma organização.
Muitos empreendedores, ao gerenciar um negócio, costumam restringir as estratégias mais tradicionais para definir os objetivos, por exemplo a partir do Top Down. No entanto, pode acontecer dessa não ser a abordagem mais adequada para o sucesso do negócio como um todo.
Os envolvidos nos processos podem ajudar a traçar metas mais direcionadas para as necessidades e sucesso da empresa. Compreendendo isso é que os líderes encontrarão no OKR uma possível solução.
A metodologia Objective and Key Results, surgiu no Vale do Silício nos anos 70, como uma resposta à era digital.
Mudando a abordagem tradicional, busca integrar as pessoas que antes seguiam ordens, ao processo de co-criação dos OKR's da empresa.
E não dá outra!
Não existe uma forma correta para o sucesso desse método, não é em um passe de mágica que transformamos a nossa gestão. Para isso temos que adequar a proposta à nossa realidade, adaptando o método à nossa cultura.
E mesmo que não exista receita pronta para OKR, quando eu passei a incorporar esse método na Oz, descobrimos junto ao Thomaz Ribas algumas estratégias para implementá-lo da melhor forma.
- Vou deixar aqui algumas dicas para implementar o OKR de forma mais assertiva:Não aplicar tarefas como Key Results: Fazer isso é reduzir uma ferramenta moderna de gestão a um simples quadro de tarefas. Etapas de um processo não devem ser usadas como resultados mensuráveis. Para todas as atividades previstas é preciso se perguntar: “o que isso tem a ver com meu objetivo? Como isso me ajuda a atingir o “objetivo” desejado?”
- É necessário adaptar o OKR às necessidades da empresa e adaptar os processos aos princípios do OKR: Objectives and Key Results se trata de uma metodologia flexível. Inclusive por ter surgido em um contexto cultural diferente do nosso, tivemos que nos acostumar a desengessar os processos e criar coragem de adaptá-lo.
- Não associe OKR com remuneração: essa estratégia irá tirar os reais benefícios que a metodologia pode trazer ao negócio.
Depois de testar, evoluir e adequar a estratégia algumas vezes, as equipes conseguem trabalhar bem com esse método moderno na dinâmica interna da empresa. E ele conquista um espaço muito maior para nós, pois com o OKR, todas as frentes de nossa equipe estão envolvidas ativamente no processo.
A metodologia OKR, além de compor a estratégia interna da Oz, também tem sido aplicada nos nossos processos com clientes. A partir de uma abordagem de Ciclo de Consultoria Audiovisual nós passamos mais tempo elaborando e acompanhando ciclos de estratégias e produções de nossos parceiros.
Nesse sentido, o OKR passa a ser uma importante ferramenta de efetividade, um recurso que estará cada vez mais presente em nossa forma de trabalhar.
Além disso, as soluções audiovisuais se apresentam como uma alternativa diferenciada de alcançar os resultados chaves de muitas empresas.
Na Oz trabalhamos com soluções audiovisuais focadas em ajudar parceiros a alcançar seus objetivos. Ao termos entendimento dos OKR's dos nossos clientes, criamos estratégias audiovisuais com um direcionamento dedicado a atingir os resultados traçados.
OKR é o nosso presente e futuro! É uma ótima alternativa à uma gestão vertical e tradicional. Tem sido uma ótima estratégia para a Oz. Experimente e se permita sair da caixinha, inovando sua gestão e possibilitando um maior alinhamento dos times com a cultura da sua empresa.
Saiba mais: ouça ao episódio sobre este assunto no OZCAST (podcast em que atuo como host), junto com o Thomaz Ribas que é expert no assunto! Disponível no Spotify (https://cutt.ly/9cyjZno) e no seu player preferido.
Engenheiro de Produção | Especialista Black Belt Lean Six Sigma
3 aSensacional!