Como desenvolver a Inteligência Foco-Temporal para conquistar o sucesso
O nosso foco é distribuído na nossa vida e ao longo da linha do tempo. Todos nós temos três tempos: o passado, o presente e o futuro. A quantidade de tempo que dedicamos a cada um destes influenciará na conquista do nosso sucesso, seja ele pessoal ou profissional.
A forma de nos conectamos com o passado é através das lembranças. As lembranças podem ser boas ou ruins. Ao nos recordarmos das boas lembranças devemos celebrar e das ruins tratar como aprendizado. Cuidado para não tratar as lembranças boas com indiferença, nem as ruins com vitimização, pois este atitude não contribui para o nosso desenvolvimento saudável.
A nossa conexão com o presente é pela ação. Podemos ter uma rotina produtiva ou improdutiva. Aqui é importante a diferenciação entre ser produtivo e ocupado. Eu posso ter um dia muito ocupado, fazendo muitas coisas e não ser produtivo, pois não realizei ações para atingir meus objetivos ou que me aproximem deles.
A ligação com o futuro é pela visão de futuro que temos formada pelas imagens mentais. Podemos ter uma visão negativa (também chamada de pessimista) ou positiva (também chamada de otimista). Dependendo de como imaginamos o nosso futuro poderemos estar mais ou menos motivados com a nossas ações no momento presente.
Neste momento é necessário que você reflita sobre este assunto e coloque no papel quanto tempo (em percentual) se dedica ao passado, presente e futuro. A partir deste resultado poderemos entender alguns dos fatores que podem estar te impedindo de ter uma vida plena e realizada, pois teremos foco no tempo incorreto.
O perfil de pessoas que focam predominantemente no passado provoca uma dificuldade de ação, ou seja, uma rotina improdutiva e uma visão negativa de futuro, pois focando tanto no que já aconteceu é difícil olha para frente. O resultado é uma pessoa depressiva. Veja:
As pessoas que focam demais no futuro também tem dificuldade de realização, pois não dão muita atenção ao momento presente que é onde precisamos focar para produzir e construir o nosso futuro. O resultado é uma pessoa ansiosa como podemos exemplificar a seguir:
Agora que você já tem as informações dos perfis que não levam a alta performance vou te passar a fórmula do sucesso, ou seja, qual a distribuição ideal de foco para cada um dos tempos.
Este é o perfil das pessoas de sucesso. Agora que já tem essas informações pode pensar em como tem agido e nos resultados que tem obtido com a possibilidade de poder mudar e realmente transformar seus resultados para atingir seus objetivos. O que você decide?