Como desenvolver o equilíbrio emocional na quarentena e em meio às crises?
Com o objetivo de incentivar a busca por mais equilíbrio nestes tempos de isolamento social e crises, quero indicar leituras, apps e alguns hábitos para enfrentar tudo isso, com a maior leveza possível.
Com a mudança da rotina a que estávamos acostumados, é natural nos sentirmos um pouco mais ansiosos e aflitos pelas incertezas, desejando que tudo isso passe logo e a gente possa sair, encontrar quem amamos.
Além do mais, as mudanças rápidas deste enfrentamento na dinâmica social e profissional, as notícias e os relatos de pessoas conhecidas que estão passando pelo Covid abalam nosso emocional e os sentimentos oscilam entre tristeza, medo e angústia em questões de segundos... É normal, somos humanos, sentimos por nós e pelos outros, principalmente os mais próximos.
Veja o que você pode fazer para criar momentos de prazer.
LEITURAS
Algumas leituras que me ajudaram a trabalhar minha emoção foram: Ansiedade, o mal do século, Gestão da Emoção e Ponto de Equilíbrio. Esta matéria do papo de homem traz 10 livros para lidera melhor com ansiedade.
Livros com narrativas leves, histórias intrigantes podem ajudar também. E até os técnicos são bem-vindos. Vale viajar por meio dos livros.
YOGA
Comecei a praticar yoga em 2017, e essa foi a atividade que me trouxe mais benefícios por demandar concentração para executar os momentos, ajuda a focar no momento presente e a etapa de relaxamento traz um estado de leveza maravilhoso.
Atualmente, utilizo o app Asana Rebel e pratico em casa, mas existem outros disponíveis e com a quarentena, muitos têm disponibilizado acesso gratuito.
MEDITAÇÃO
No início, meditar era quase impossível, a mente não acalmava. Mas, com prática e um pouco de perseverança, tudo se aprende.
Uso o app Headspace (em inglês) para meditar. É pago, mas tem 10 aulas gratuitas e módulo básico. Outro app bem legal e que utilizo com frequência é o Medite-se, narrado por Tadashi Kadomoto. Aqui tem mais dicas de apps, caso se interesse.
FOCO NO PRESENTE
É um desafio estar no aqui e agora e não no futuro (ou no passado).
Todavia, parar um pouco e apreciar o dia, o céu em seus momentos, ouvir o canto dos pássaros, os animais (os mais pequenos seres vivos), as plantas e o vento pode nos ensinar sobre a vida.
Ter momentos em família também são importantes e reviver brincadeiras em casa.
CULINÁRIA
Muitos talentos para a cozinha e confeitaria estão sendo relevados. Se você também está se desafiando a inovar nas refeições, parabéns. Se ainda não, experimente. Dá muito prazer ver uma receita ganhar vida. E mesmo quando não sai tão bem feito assim, é momento de rir de si e testar outras vezes mais.
Vídeos no Youtube, Pinterest são boas dicas e são os meus preferidos. Buscar conteúdos de chefes também é um bom caminho. Aproveito para indicar também os conteúdos das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid nas redes sociais, especialmente Instagram.
UM CAFÉ, POR FAVOR!
Pequenos momentos de prazer são essenciais. Eu, por exemplo, amo a hora do café da manhã e da tarde. Não abro mão e faço dele um m. Meu café é sempre com leite em pó, bem cremoso. Escolho um café especial, 100% arábica, uso chocolate (e canela a gosto).
APRENDER ALGO NOVO
Faça valer o esforço de tantos criadores de conteúdo que estão colocando seus conhecimentos e cursos à disposição do mundo, como forma de contribuir para a construção de novos saberes e profissionais mais bem preparados.
Aprimore-se. Você não pode controlar o exterior, mas a si mesmo, isso é totalmente possível.
Espero que as dicas sejam úteis. Comente suas técnicas para manter o equilíbrio em meio às crises pelas quais passamos.