Como desenvolver a segurança psicológica e melhorar a saúde mental do time
No post passado falamos da segurança psicológica na equipe como importante elemento para desenvolver a saúde mental, o engajamento, a inovação e a aprendizagem contínua na equipe. E hoje, iremos abordar como desenvolver a segurança psicológica na equipe, como ela é um bom preventivo de saúde mental dos membros, bem como da existência da "confiança"como um valor da cultura organizacional
A Segurança Psicológica como preventivo para saúde da equipe
A ausência de segurança psicológica pode causar feridas emocionais devastadoras, prejudicar o desempenho, paralisar o potencial e destruir o senso de autoestima de um indivíduo (Clark, Timothy).
A segurança psicológica não é algo que apenas garante melhores desempenhos para pessoas ou grupos. Ela é mandatória para um clima saudável, um indicador e um preventivo para a saúde mental da equipe. Ela garante que a "confiança" seja um valor vivido de fato, uma parte da cultura organizacional.
Todo líder deve saber que o contexto social e a cultura influenciam profundamente o comportamento das pessoas. E que ele e seu estilo de liderança são responsáveis pelo clima emocional nesse ambiente.
Quando a segurança psicológica está presente na equipe, as pessoas tendem a se mover por emoções mais positivas. Tais sentimentos nos ajudam a sermos mais exploradores e motivados para nos conectar, criar, inovar, aprender e produzir.
Em contrapartida, quando as pessoas têm medo do líder, medo de errar, medo de pensar e de questionar, a equipe tende a viver emoções negativas. Os receios fazem com que as pessoas fiquem bloqueadas, fechadas e travadas criativamente. Elas perdem a coragem e a capacidade de correr risco, inovar e aprender. Vivendo apenas no "modo segurança", as pessoas tendem ao adoecimento.
Quando o medo está presente na equipe, há um sinal de uma liderança fraca! Mesmo que haja contingências como uma pandemia, crise econômica, política e etc. Aí, mais do que nunca, é papel do líder trabalhar esses aspectos emocionais e aumentar a segurança psicológica e promover um clima positivo e saudável.
Recomendados pelo LinkedIn
Nesses momentos, mais do que em momentos sociais e econômicos tranquilos, o líder precisa trabalhar muito e permitir que pessoas sejam vulneráveis e explorem novas possibilidades, mesmo que haja erros.
Desenvolvendo a segurança psicológica na equipe
Para desenvolver a segurança psicológica no time é necessário colocar foco nas "softskills" ou habilidades humanas e interpessoais. Vamos a cinco pontos e dicas para ajudar nesse processo:
Você deve ter observado que todas as ações e dicas são apoiadas na abertura para relacionar de forma autêntica: conectar, ouvir, ter presença, incluir a diferença, abrir espaço para a dor e a vulnerabilidade.
No fundo, enquanto o líder desenvolve a segurança psicológica, ele precisa desenvolver seu autoconhecimento, controle e abertura também. Senão, todas essas dicas se tornam apenas mais um post.
E você, está preparado para se abrir e desenvolver a segurança psicológica na equipe?