Como desenvolver a sua autoliderança?
Você pode ser um zelador, um pai ou um presidente. Mas para ser um grande líder, você antes de mais nada deve ser capaz de liderar a si mesmo. E como fazer isso?
Aqui vão alguns princípios que ajudarão você a desenvolver a sua autoliderança:
1. Assuma o controle de seus pensamentos.
Quando você permite que um pensamento negativo entre em sua mente, ele rapidamente se espalha e se manifesta em suas palavras e ações.
Por outro lado, se você quiser mesmo liderar pessoas, observe seus pensamentos e busque pensar de forma positiva e benéfica para você e para os outros. Com o tempo, isso se tornará um hábito que moldará sua mente para resultados extraordinários.
2. Tome a iniciativa.
Há pessoas que sempre esperam que digam a elas o que fazer. Ao invés disso, escolha agir.
3. Mantenha um olhar de “nada sei”
John Grinder ensinou, através da PNL, que a performance da excelência é o estado de “nada sei”. Ou seja, devemos olhar para o outro com curiosidade para descobrir mais sobre ele. Esse exercício diário torna a liderança mais humana.
Além disso, ser como um eterno aprendiz também ajuda a desenvolver a autoliderança.
4. Lidere onde você estiver
Ao demostrar liderança em seu humilde papel, as pessoas perceberão e, eventualmente, oferecerão a você mais. Portanto, não espere seu parceiro, em casa, lembrar você de consertar coisas ou fazer compras. Simplesmente faça.
Não dê lições a seus filhos sobre a importância dos livros. Leia.
Não pregue a boa saúde. Cozinhe brócolis e saia para correr!
Pratique a autoliderança no ambiente doméstico e então colha benefícios nessa e em outras áreas da sua vida.
5. Comece agora
Diante do espelho se pergunte: Como posso cuidar melhor de mim?
Afinal, está nas suas mãos! Para se tornar uma pessoa – e um profissional – com autoliderança, a primeira coisa é perceber onde e como melhorar.
A arte da autoliderança está em sermos criativos para alcançar nossos objetivos e influenciar positivamente o meio à nossa volta.
Luíza Lopes é Diretora do INDESP.