Como desenvolver uma cultura de Customer Experience?

Como desenvolver uma cultura de Customer Experience?

Com a variedade de tecnologias à disposição do consumidor final, ter apenas um bom discurso sobre a experiência do cliente não é suficiente hoje em dia. O que realmente importa é o nosso o comprometimento para isso de fato, acontecer.

Cada etapa da jornada do cliente precisa estar integrada à cultura da empresa. Mas por que tantas organizações falham nesse aspecto? Muitas confundem "ouvir o cliente" com "compreender profundamente suas necessidades".

Ter um bom produto por si só não garante sucesso se a experiência do cliente for negativa. Uma pesquisa realizada pela CX Trends Latam, aponta que 60% dos clientes vão para a concorrência após uma única experiência negativa. Perder clientes tem um alto custo, e reconquistar sua confiança é ainda mais desafiador.

Implementar uma cultura de Customer Experience requer um esforço contínuo. Não basta apenas compreender os desejos explícitos dos clientes; é necessário também captar suas necessidades implícitas. Por isso, é vital que a cultura da empresa tenha o foco no cliente em todos os níveis, desde os colaboradores de base até a liderança.

Vou te auxiliar a fazer isso na prática. Aqui estão cinco pilares fundamentais para o sucesso:

  • Foco na jornada do cliente: Uma experiência negativa pode arruinar até o melhor dos produtos. Cada ponto de contato, da prospecção ao pós-venda, deve ser pensando e focado na melhor experiencia do cliente. Quando entendemos isso, somos capazes de conseguir uma maior fidelização e retenção.
  • Capacitação contínua: Investir no aperfeiçoamento das habilidades em atendimento ao cliente, certamente te coloca à frente da concorrência. E para melhorar as interações é necessário de desenvolver uma mentalidade de serviço em toda a sua equipe. Estar preparado para se colocar no lugar do cliente, te diferencia e eleva o nível do atendimento.
  • Tecnologia como aliada: Automatizar os processos não significa desumanizar a relação com o cliente. Pelo contrário, quando disponibilizamos de ferramentas adequadas e objetividade na informação, podemos oferecer um diferencial competitivo, garantindo uma experiência mais fluida e personalizada para o cliente. E sem contar que para o dia a dia, isso demonstra controle, organização e embasamento para tomadas de novas decisões.
  • Transformar feedbacks em ação: Ouvir o cliente é só o primeiro passo. Empresas que levam a cultura de Customer Experience a sério utilizam o feedback para realizar mudanças reais. Isso inclui identificar e corrigir os problemas na raiz e mostrar ao cliente que sua opinião realmente faz a diferença.
  •  Protagonismo do cliente: A verdadeira cultura de Customer Experience coloca o cliente no centro de todas as decisões e ações. Quando todos os colaboradores entendem que seu papel é garantir a satisfação do cliente, a cultura se fortalece e resulta em relações de longo prazo.

Entendendo os pontos acima, é possível perceber que a experiência do cliente não é apenas mais um item em um plano geral dos negócios; ela é o coração da estratégia de qualquer empresa que deseja prosperar. As marcas que dominam o mercado são aquelas que, além de oferecer bons produtos, sabem proporcionar uma experiência excepcional.

E você? Está preparado para realmente entregar valor aos seus clientes?

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco! É de suma importância essas informações quando estamos no início da carreira. 🤲

Aline Duque

Gerente de negócios empresas | CPA-20

2 m

Parabéns Ariel, seu artigo ficou excelente!

Excelente!!! Parabéns!!!!

Weiner Arruda

Engenheiro de Produção ● Analista de Sistemas ● Consultor ● Auditor Líder das Normas ISO 9001/14001/45001 ● Auditoria, Implementação e Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho

2 m

Ariel, você tocou nos pontos chaves quando falamos na relação ou experiência com o cliente! Isso traz uma excelente reflexão quando inserimos nesse contexto a norma de Qualidade NBR ISO 9001, ela, se bem implantada e compreendida pela Alta Direção e colaboradores, traz ferramentas importantes para auxiliar nesses 5 pilares que você elencou, pois é uma norma voltada para satisfação do cliente, e muitos gestores equivocadamente não entendem isso. O foco principal da gestão da qualidade (ou seja, de toda organização) é atender às necessidades e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes. Tanto que os princípios de gestão da qualidade são: foco no cliente; liderança; engajamento das pessoas; abordagem de processos; melhoria; tomada de decisões baseada em evidências; e gestão de relacionamentos. O Sucesso sustentável de uma organização só é alcançado quando ela atrai e retém a confiança dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes. Cada aspecto da interação com o cliente é uma oportunidade para criar mais valor para o cliente. Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes contribui para que esse sucesso seja realmente sustentável. Parabéns pelo artigo!

Parabéns Ariel pelo artigo! 🚀 Ficou muito bom! 👏 Você trouxe à tona questões cruciais sobre a experiência do cliente de uma maneira muito clara e impactante. Como disse Shep Hyken, "O objetivo de uma empresa é criar e manter um cliente." Sua abordagem enfatiza exatamente isso, mostrando que a verdadeira essência do sucesso vai muito além do produto em si; está na forma como tratamos nossos clientes e suas necessidades. Uma coisa é certa, a empresa que ainda não tem uma área de CS/CX, tende a ter menos diferenciais competitivos, pois a cada dia que passa, a experiência do cliente tem se tornado cada vez mais um diferencial crucial no mercado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos