Como e porquê as empresas estão adotando Bitcoin?

Como e porquê as empresas estão adotando Bitcoin?

Nos últimos dias, o Bitcoin (BTC) atingiu uma nova máxima histórica, sendo negociado a mais de R$ 500 mil no Brasil, e US$ 90 mil no mercado internacional.

Apesar dos valores expressivos, o BTC tem coisas igualmente ou até mais valiosas em sua composição. Ele fornece um ecossistema financeiro completo, que permite realizar trocas como nenhuma outra moeda fiduciária.

Com uma grande atuação em segmentos B2B, B2C, C2B e C2C, há um grande crescimento na adoção do Bitcoin por empresas mundo afora. E é isso que vamos discutir no Radar 3.0 desta semana!

Em diversas frentes

Quando falamos que o Bitcoin é uma ferramenta corporativa, é preciso se afastar um pouco da perspectiva de investimento, e considerar o token como um ecossistema financeiro.

O que isso quer dizer? A ideia é que o BTC opera como uma moeda internacional e descentralizada, que pode ser usado de diversas formas, inclusive, como pagamentos por produtos, serviços e até salários.

Com isso, a amplitude de usabilidade cresce, cada um com seu respectivo potencial, como aponta o relatório da River Intelligence.




Na imagem, é possível notar como os diversos setores da economia se beneficiam da tecnologia.

A nível empresarial, ter a possibilidade de realizar pagamentos e remessas transfronteiriças é uma carta na manga importante para reduzir os custos operacionais que modelos tradicionais acarretam.

Remessas internacionais

Uma das soluções mais conhecidas hoje é a remessa internacional. Por meio do Bitcoin, é possível realizar transações para fora do país com muito mais agilidade e segurança, a partir de um custo consideravelmente menor.

Dentro desta perspectiva de movimentações financeiras, as empresas conseguem importar insumos, matérias-primas, equipamentos e outras tecnologias com muito mais eficiência e menos burocracia do que é visto hoje.

Não à toa, o modelo SWIFT está começando a inserir tecnologias que permitam a operação com tokens. Ou seja, este tipo de pagamento se tornou uma necessidade tão grande, que os sistemas tradicionais estão precisando se adaptar.

Salários em Bitcoin

Outra forma de se usar BTC pelas empresas é para o pagamento de salários internacionais. Hoje, é muito comum as instituições contarem com colaboradores de outros países, graças às facilidades do home-office.

Algo que não é visto na parte burocrática.

O documento da River mostra que os custos bancários para transações internacionais gira na casa dos 3% a 4%. Ou seja, isto acaba tendo um impacto importante nos recebíveis dos trabalhadores.

O texto lembra ainda uma pesquisa da DYDIG, de 2022. O levantamento já mostrava que 36% dos funcionários abaixo de 30 anos de idade estavam interessados em receber parte de seus salários em BTC.

Esta, inclusive, é uma tendência que já discutimos recentemente aqui no Radar 3.0!

Segurança comercial

Para os comércios, as vantagens também são grandes. A começar pela capilaridade que este tipo de ativo pode trazer à sua loja. Afinal, você está lidando com uma moeda global.

Além disso, o modelo costuma ser bem mais barato do que as operadoras tradicionais. O relatório da River sugere que, muitas vezes, as taxas cobradas ficam abaixo de 1% do valor total da operação.

Mas em 2023, a empresa de análise on-chain Glassnode descobriu que pagamentos em BTC a partir da Lightning Network chegam a ser 1.000 vezes mais baratos do que as realizadas com cartões de crédito.

Detalhe: O Foxbit Pay já conta com essa rede integrada em seu sistema!

Como se isso não fosse o suficiente, há também o quesito segurança para o lojista. Ao usar Bitcoin, você reduz significativamente o número de fraudes no e-commerce. Afinal, estornos não são possíveis dentro da blockchain.

Inúmeras soluções

As soluções apresentadas aqui são apenas algumas de uma variedade considerável de possibilidades de atuação. Mesmo assim, é nítido o como isso já está beneficiando muitas empresas ao redor do mundo.

Mas saiba que há uma série de outras oportunidades dentro do segmento, como tokenização de ativos e crypto-as-a-service. Cada uma delas vai em direção à criptoeconomia.

E na Foxbit Business, todas essas soluções já estão disponíveis para você e sua empresa!

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time!

Chamar a Foxbit Business!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo Foxbit

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos