Como economizar em móveis planejados?
Ter móveis planejados em casa é o sonho de muita gente. Isso porque eles apresentam inúmeras vantagens e, uma delas, é valorizar o imóvel: na hora de vender, por exemplo, o imóvel terá um valor financeiro mais alto por ter móveis planejados. Mas, além do fator comercial, os móveis planejados possibilitam organização, aproveitamento total do espaço, e um design que reflita a personalidade do dono da casa. Definitivamente, os móveis planejados só têm uma desvantagem: eles são caros. Mas, existem diversas maneiras de economizar em móveis planejados para que o orçamento não seja comprometido. Separamos algumas neste texto.
Projeto
Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um projeto detalhado, um esboço com todas as medidas exatas dos móveis. Isso vai permitir que você se planeje e gaste menos na hora da execução. Digamos que o projeto seja para toda a casa, mas você não tem orçamento disponível para fazer todos os móveis planejados, mas você pode ir fazendo aos poucos, um cômodo de cada vez.
Matéria prima
A escolha da matéria prima para os móveis planejados é outro ponto importante no orçamento. Escolha um bom material, mas ele não precisa ser o mais caro. Existem diversas opções no mercado, como MDF e compensados, por exemplo. Os móveis que não forem para guardar coisas pesadas podem ser compensado, por exemplo, que é mais barato. Por isso o projeto acima citado é tão importante.
Cores
Se você escolher cores padrão, certamente vai economizar nos móveis planejados. Quanto mais personalizada a cor, mais caro vai ficar o projeto. O tradicional branco barateia o custo e, lembre-se, nunca vai ficar fora de moda. Se você quiser uma cor específica, opte por colocar em poucos móveis.
Recomendados pelo LinkedIn
Ambientes integrados
Unir os ambientes é uma ótima maneira de economizar em móveis planejados. O planejamento em conjunto vai facilitar, deixar o espaço mais organizado e funcional.
Use mais prateleiras e menos gavetas
As gavetas são muito importantes para organizar, mas deixam o móvel mais caro. Opte por colocá-las em menor quantidade e privilegie o uso de prateleiras, que são bem mais baratas.
Tenha somente o que é necessário em casa
Quanto menos coisas em casa, menos móveis você vai precisar. Tenha somente o que for realmente necessário em casa. A cozinha é um ótimo exemplo para isso, quem tem muitos acessórios, precisa de mais espaço. Mas a pergunta é: você realmente precisa desses utensílios todos?
Puxadores
Os puxadores também representam um custo a mais dos móveis planejados. De diversos estilos e materiais, eles são como a cereja do bolo do móvel. Mas você pode economizar com projetos inteligentes que usem menos puxadores.
Por fim, vale ressaltar que se você se programar e contar com um profissional de confiança para projetar os seus móveis, você terá feito um investimento com excelente retorno financeiro. O que achou destas dicas?