Como empreender com Design ou qualquer outro negócio
Olá, pessoas!
Já faz um tempo que escrevo por aqui. To realmente ocupado com um projeto e só após junho que vou voltar a produzir conteúdo. Mas hoje foi algo especial que me motivou a voltar a escrever.
Bom, o artigo de hoje é uma grande sinopse de uma palestra que dei há algumas semanas atrás falando da minha experiência (ainda em evolução) e passos que adotei para me tornar um empreendedor e viver de design.
Antes de seguir, é importante falar sobre o meu negócio. Mais ou menos em julho do ano passado, já cansado de tá mal de grana, vivendo no limite e em busca de novos desafios, resolvi começar o meu negócio. Eu sempre fiz uns freela, mas dessa vez eu queria fazer algo mais sério, mais desafiador.
Foi aí que nasceu a Coala Design - um estúdio colaborativo de design gráfico e digital. Já tinha alguns projetos assinados, mas só em novembro de 2017 que chegamos na internet. Então, basicamente o meu negócio é um estúdio que é gerido por mim. Minha namorada me ajuda com alguns documentos e questões legais e um parceiro capita alguns trabalhos para mim, mas basicamente tudo sou eu que faço remotamente.
Deu pra entender?
Pergunta fácil, resposta complicada.
Empreender não tem uma forma exata para fazer as coisas funcionarem. É como viver: você tem as oportunidades, as ideias, as motivações, mas às vezes não vive bem.
Aquele papo de empreendedor de palco com fórmulas prontas não funciona pra ninguém.
Então, eu não vou me basear em coisas que um empreendedor tal falou por aí e deu certo pra ele. Não. A ideia desse artigo é apresentar 5 passos resumidos de como você pode começar o seu negócio. Esses passos são bem generalistas e podem ser usados para qualquer negócio.
E outra coisa, funcionou pra mim. Talvez isso não funcione pra você, por isso não é um manual "certo" e que pode ser usado por todos.
Esses são os 5 passos que me ajudam e me guiaram para empreender com o design.
Vamos explorar a fundo cada um deles agora.
O mercado não dá espaço pra quem é ruim. Só há espaço pra quem é bom!
Eu sempre fui um tanto nômade. Saí de casa aos 18 para trabalhar em Surubim/PE dando aulas de informática. Depois me mudei pra Toritama/PE e trabalhei por um tempo em outra empresa e em 2015 vim pra Caruaru/PE para terminar o curso de design e onde estou atualmente.
Quando cheguei aqui em 2015, a única grana que tinha era pra o primeiro mês. Os próximos meses eu teria que ralar pra dar um jeito. Como sempre fui bom com softwares, decidi dar aulas de Photoshop e Illustrator pra alguns alunos do curso. Dessa forma, eu poderia ganhar uma grana e ajudar o pessoal que não tinha conhecimento.
Como já fazia uns freelas, achei legal me tornar freelancer. Mas não funcionou. Eu não tinha planejamento, experiência suficiente ou organização pra isso. A coisa não andou e eu fiquei mal de grana durante alguns meses.
Foi aí que entendi que eu precisava de mais experiência pra poder fazer a coisa andar. Não adiantaria eu tentar daquela forma. Eu não estava preparado. Então, entrei em uma agencia em busca de mais conhecimento e experiência, e graças a isso, consegui - após algum tempo - desenvolver o meu negócio.
________
O ponto é entender que você precisa ter vivencia na sua área. Dificilmente você vai se dar bem em um empreendimento se não for bom.
Entenda sua área, aprenda, ganhe repertório e depois corra atrás. Esse é o primeiro passo.
Esse é com certeza o passo mais difícil. Não é fácil deixar aquilo que é "seguro" pra arriscar em algo novo. Se você quer empreender com alguma coisa, em alguma hora terá que fazer essa quebra.
Pra sair da zona de conforto, é preciso estar inconformado com seu cenário atual. Quando quis começar a Coala, eu tava querendo mais desafios, mais grana e novas oportunidades. Eu realmente estava "agoniado"com minha situação atual. Esses pequenos desafios movem muito a minha vida, carreira e skils.
Outro ponto é que as pessoas vão sempre dizer: "não vai dar certo!", "não deixa teu emprego que é certo pra arriscar nisso"... e toda essa falácia que vão vim dizer.Vão falar sobre estabilidade (como se isso existisse) e mais um monte de coisa.
Não é fácil, mas se você der esse passo, as coisas vão andar. Talvez não na primeira nem segunda vez, mas uma hora vai dar certo. Apenas tenha coragem de seguir em frente. Às vezes você até ganha bem, mas não é totalmente realizado, principalmente se sempre foi um sonho trabalhar pra você mesmo. Pense nisso!
Também não quero dizer que é fácil, pois não é. Mas é gratificante.
Gosto muito do que fala David Vélez - Fundador do Nubank em um podcast que ouvi: "Quanto mais louca for sua ideia, melhor. Porque se der certo, você não tem concorrência".
E todos vocês já devem conhecer o case de sucesso que o Nubank se tornou, certo?
Eu sempre gosto de falar da minha perspectiva sobre ideia e insight.
Ideia é quando você pensa em uma boa oportunidade de negócio.
Insight é quando você pensa e corre atrás daquela ideia.
E pra correr atrás, tem que sair do conforto em que você está inserido. Então, se és bom em algo e queres empreender, o que deves fazer?
Ok, você é bom e já decidiu que quer trabalhar, e agora, o que tem que fazer?
Tá na hora de parar de pensar e colocar no papel o que é preciso fazer pra as coisas andarem. Como você vai manter esse negócio funcionando? Qual a estrutura que você precisa ter? Vai trabalhar home office ou precisa de um local? Quem serão os clientes e como aborda-los?
Essas são algumas das perguntas que você precisa fazer.
É interessante pensar que agora você não faz apenas o que você é bom, mas todos os outros departamentos da empresa.
No caso de design, quando trabalhava em agencia eu me preocupava apenas com a criação das peças. Hoje, sou designer, administrador, marqueteiro e financeiro da minha empresa. Eu tenho que saber gerenciar tudo isso pra o negócio funcionar.
Pense na estratégia do negócio como tudo isso vai fluir com o tempo.
Planeje as ações que seu negócio precisa ter. Quais os próximos passos? O que preciso planejar pra funcionar?
Gerenciamento é a palavra chave dessa questão.
Essa é uma questão delicada. O marketing do negócio varia muito de um pra outro. Mas o mais importante é conhecer o seu público.
No meu caso, eu sei que as pessoas que procuram a Coala Design estão em buscas de soluções visuais para alguma coisa. Essas pessoas geralmente são indicadas por quem já prestei algum serviço. Outras vem através da internet e das mídias que ela comporta. Dessa forma, eu consigo entender como uma boa parte das pessoas que atendo entram em contato comigo. E isso de um jeito resumido.
A maioria do meu marketing é feito pela internet e isso vem me dando retorno. Eu já tenho uma noção do que tenho que abordar pra chegar em mais clientes. Mas cada um tem que saber como é o perfil do seu cliente. Talvez pra você, uma entrega de panfleto na rua lhe traga gente pra comprar seu serviço. Estude seu público. E outra, é um constante aprendizado.
Outra boa oportunidade é ser visto. Vá para eventos, converse com as pessoas, diga o que faz, mas sem forçar a barra. Aproveite as oportunidades que tiver.
Saiba se vender para seus potenciais clientes, mas sem ser chato. Acredite, as pessoas sabem quando o tom da conversa tá mudando.
Se você já segue os passos anteriores e as coisas estão fluindo, tá na hora de determinar os próximos passos.
As metas são os grandes determinantes do sucesso. Quando colocamos metas e tentamos conquista-las, percebemos o quão importante aquilo será. isso é primordial pra desenvolver as coisas. Sem elas, tudo fica muito solto e parece que estamos andando em ciclos.
Na Coala, por exemplo, estabeleci metas para março, junho e dezembro. As metas de março foram cumpridas, as de junho estão sendo cumpridas e até dezembro as outras vão ser. Cada pequeno desafio desse faz a empresa crescer e eu to dando um propósito pra mim mesmo em ver as coisas cada vez mais produtivas. Saca?
Como você pensa seu negócio daqui há 5 anos? Qual será seu próximo grande passo?
Coloca isso no papel e determina datas. Não adianta apenas ter um objetivo, tem que ter uma data de quando aquilo estará pronto. O resto é correr atrás!
Todo negócio vai passar por essa fase. Não adianta reclamar.
Independente da sua área, em algum momento as coisas não vão funcionar bem. A gente sempre vê grandes mercados e marcas com ações caindo e umas até declarando falência. O interessante de tudo isso é saber reagir a essas crises.
Seja por diversos motivos, uma hora vai dar merd#. Pode ser o local do seu prédio, problema pessoal que vai fazer você se afastar, equipamentos que quebraram.. mas isso vai rolar.
A forma como resolveremos esses problemas é de vital importância para o amadurecimento do negócio. Essa crise nos faz crescer e aprender a administrar situações como essa.
Mesmo com os exemplos citados acima, a maioria dos problemas relacionados a essas situações está com o dinheiro. E aí vem a pergunta:
Falo isso porque a maioria de nós não sabe como lidar com o dinheiro. A maior parte das ideias que temos são herdadas pela forma como nossos pais tinha relação com o dinheiro. Se seus pais eram compulsivos e gastavam muita grana, você vai adotar esse modelo mental pra você.
Lembra de quando falei sobre ser do financeiro da empresa? É aí que temos que atuar. Você precisa ter uma boa relação com o dinheiro que entra. Quanto é o seu faturamento, quais são os seus gastos, qual o fluxo de caixa... e várias outras perguntas que precisam ser feitas.
O ideal é tentar fidelizar o cliente à fazer pagamentos recorrentes para todo mês. E quando receber uma grana boa de um projeto, guarda uma parte pra o próximo mês que talvez seja mais fraco. Deu pra entender? É essa perspectiva que temos que ter.
Não é fácil! Eu mesmo ainda estou aprendendo a lidar bem com isso. Mas é bem interessante.
Recomendo a procura de cursos em finanças e administração. Tem alguns online e gratuitos na internet. Dá pra procurar por aí. ;)
O ultimo passo é não estar inconformado.
Se tudo o que falei já está sendo feito, o que você precisa fazer pra crescer mais ainda?
Tem que fazer a roda girar. Ser empreendedor é estar ligado e pronto para novas oportunidades e desafios. Eu sempre tento me desafiar quando vejo que to ficando pra trás. É algo que costumo fazer sempre que posso. Porque isso é um fortalecedor pra o crescimento.
Seu negócio precisa ter esse mesmo pensamento. Saber enxergar quando novos caminhos podem surgir, e se não surgir, o que precisa ser feito para aparecer?
____
Pra finalizar, gostaria de apresentar a música "My Champion", de uma das bandas que mais curto, o Alter Bridge. Essa música é realmente uma inspiração pra mim, principalmente naqueles dias que to pensando que as coisas não vai funcionar bem.
"Às vezes, você cai antes de subir. Às vezes você perde tudo para encontrar. Você tem que continuar lutando e voltar novamente".
Pra realizar os sonhos, o caminho é complicado e doloroso. Vai ser difícil, mas um dia a gente chega lá. Mesmo se você não curtir rock, escuta aí. Garanto que vai melhorar o seu dia.
______
Espero que tenham gostado desse texto. Ele ficou um pouco longo, mas quando tiver cansando de ler, dá uma pausa e depois continua de novo.
Garanto que essas dicas podem te ajudar a ter um negócio que funcione. E mesmo que seu negócio não seja design, pelo menos alguma coisa do que falei pode te ajudar nesse percurso.
Abraços e até a próxima.
Designer Gráfico
6 aQue texto maravilhoso! Era a motivação que eu buscava pra não desistir de empreender! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiencia. Sucesso!
Software Engineer | Frontend Developer | React Native | ReactJs
6 aNice Article!
Gerente Distrital de Negócios | EMS
6 aDenylson Carvalho
Diretor executivo na Agência Conceito
6 aÓtimo texto para quem está empreendendo ou deseja iniciar seu negócio. Eu com certeza seguirei essas dicas. Muito obrigado!