Como encarar os obstáculos da vida?
Gosto de pensar na nossa vida como uma corrida, sim aquela com obstáculos a serem encarados se quisermos chegar a algum lugar. Muitas vezes nos deparamos com caminhos alegres e planos, nos quais temos grande prazer em percorrer, até que chegam os problemas, dificuldades, a temida sombra e tristeza e por fim a grande pergunta, como encarar estes obstáculos?
Como tudo na vida, não existe receita de bolo, o que faz sentido para um, não necessariamente fará para o outro, mas aprendi no decorrer da minha vida que compartilhar histórias, sucessos e fracassos é uma fonte de apoio às pessoas, por isso gostaria de contar como eu busco encarar estes momentos difíceis
Busque pelo autoconhecimento
Sabe qual é a sua maior força? Se conhecer!
Quando eu era criança sonhava em ser professora, tive o prazer e a oportunidade de exercer esta profissão dando aulas de dança entre meus 15 e 23 anos de idade, quando me formei no colegial queria escolher uma profissão e lecionar não estava mais nos meus planos, após muita pesquisa e teste vocacional acabei optando pela Psicologia e este foi um dos primeiros passos para a jornada do autoconhecimento. Depois desta formação busquei outros tipos e métodos para me aperfeiçoar e continuar me conhecendo, como Coaching, Mentoria, Testes de Personalidade, intercâmbio e claro, terapia! Tudo isso me ajudou a aprender sobre meus sentimentos, minhas ações e como estes impactam na minha vida e de todos a minha volta.
O autoconhecimento faz você pensar em todos os recursos internos que possui e como pode utilizá-los para enfrentar estes momentos, os desafios e as dificuldades. Hoje existem diferentes maneiras de se conhecer, testes de personalidade, cursos, terapias, meditação, entre outros, muitos com custos acessíveis ou até gratuitos, busque e não tenha medo, você irá descobrir coisas incríveis sobre você!
Veja a luz através das sombras
A dificuldade traz aprendizado!
Já passei por muitos momentos difíceis na vida, mas o pior deles foi aos 16 anos, quando a minha querida mãe faleceu. Foram tempos desafiadores e de muita sombra, mas superei, vivenciei o luto e hoje consigo pensar nos aprendizados que tive com esta experiência, amadureci precocemente, aprendi como a família é importante, como o tempo é curto e deve ser aproveitado, a cozinhar e ajudar mais nos serviços de casa, a cuidar das pessoas e tantas outras coisas. E hoje quando encaro algum problema eu penso, nossa como isso é “fichinha” perto do que já passei e enfrentei e logo um problema que poderia ser grande se torna pequeno e a luz supera a sombra.
Eu sei que parece fácil falar, mas vale a pena tentar, exige tempo e muito autoconhecimento.
Procure ajuda
Quando almas se encontram os desafios ficam mais leves!
Os problemas são difíceis e enfrentá-los sozinho é mais doloroso. Olhando para trás percebi que superei melhor os desafios quando eles foram compartilhados, seja com familiares, amigos e profissionais especializados, este processo além de trazer mais leveza, ajuda a fomentar a construção de perspectivas diferentes sobre os problemas.
Hoje consigo entender quais momentos eu mais preciso de ajuda e busco pessoas que irão me apoiar. Já passei por processo de terapia, mentoria, além é claro de sempre compartilhar com minha família minhas angústias.
Procurar ajuda não é sinal de fraqueza e sim um ato de muita coragem e conhecimento!
Eu sei que ainda enfrentarei muitos desafios e irei conhecer outras formas de enfrentá-los, além destas que apresentei, mas espero hoje poder ajudar alguém que esteja passando por algum obstáculo e não tem ideia por onde começar. Que a sua jornada seja de coragem, luz e de muito compartilhamento!
Especialista de Controle de Qualidade / Química / Analista / Qualidade / Laboratório Químico
3 aTexto sensacional, ainda mais nesse momento que estamos vivendo! Parabéns Aline!
Scrum Master | Product Owner | PSM | PSPO | SFPC | Especialização em Gestão de Projetos
3 aÓtima iniciativa e um excelente texto. Na vida passamos por muitos obstáculos e a cada um deles devemos nos atentar e procurar aprender com eles. Muito importante tentar passar para as pessoas os nossos cconhecimentos e também estender as mãos ao próximo para que ele consiga subir um degrau na vida quando estiver com dificuldade.
Profissional de Tecnologia da informação e serviços
3 aParabéns Aline. Excelente o texto e os conselhos. Bjs do Pai
Sales and Costs Coordinator / Key Account at AUTOMETAL S.A – CIE AUTOMOTIVE
3 aExcelente texto, ainda mais quando levamos em conta como os efeitos do cenário atual tem afetado a maior parte da população.