COMO ENFRENTAR A CRISE ECONÔMICA ATUAL COM PRODUTIVIDADE, QUALIDADE E RESULTADOS FINANCEIROS?
Esta é uma das muitas perguntas que os Empresários estão se fazendo neste momento.São muitas ESCOLHAS e DECISÕES que precisam ser feitas com muitaASSERTIVIDADE. Uma delas a ser tomada é a diminuição de gastos e um dos alvos é a REDUÇÃO de Colaboradores. A folha de pagamento no Brasil contém um dos maiores conjuntos de impostos do mundo, o que torna um colaborador um dos maiores gastos de uma empresa, podendo chegar até em 100% do seu salário.
E como continuar gerando produtividade, qualidade e resultados financeiros com um número reduzido de colaboradores? Quem serão estes colaboradores que terão a missão de manter a Empresa competitiva para que, assim, consigam ultrapassar este cenário econômico no qual estamos vivendo?
Há de se refletir que, se estas escolhas não forem feitas com alto grau de assertividade, a Empresa poderá sofrer muitos outros riscos Administrativos Financeiros. Sabendo que a espinha dorsal de uma Empresa são os COLABORADORES, emergem os seguintes questionamentos:
- Neste momento em que todos se encontram afetados financeiramente e emocionalmente frente aos acontecimentos econômicos do país, qual a porcentagem de assertividade na escolha dos colaboradores que continuarão e que terão a grande missão de dar longevidade à Empresa?
- O quanto o envolvimento emocional, positivo ou negativo, da Gestão da Empresa e do RH com seus funcionários irão colaborar para que sejam feitas as escolhas mais assertivas para este momento? Estão preparados para manter os colaboradores com Competência efetiva e avaliada e ter que demitir os que são mais próximos e ligados afetivamente?
Um dos Segredos, infelizmente, sendo tão necessário e importante quanto a Seleção de Pessoal para Admissão de uma Empresa, é a Seleção de Colaboradores para Desligamento da Empresa, através de profissionais capacitados, aplicando avaliações assertivas para o proposto.
Dentre várias ferramentas, a Avaliação de Perfil de Competências pode ser usada com muita eficiência para este processo.
Dados mostram que apenas 15% das razões das pessoas serem contratadas é que estão ligadas à capacidade de Conhecimentos Técnicos, sendo os 85%restantes que as mantém nas empresas, que estão ligadas ao Perfil Comportamental, Habilidades, Competências funcionais e Relacionamento Interpessoal.
O compromisso e foco de uma equipe podem ajudar a conduzir o negócio para um nível elevado de Lucratividade ou de Prejuízo.
Pense nisso na hora de investir em sua empresa: muitos deixam para investir quando não há crise, mas as Empresas de Sucesso investem sempre!
EDICoach - Caminhos para a Excelência
Psicologia Clínica e Coaching Executivo, Negócios, Carreira/Vocacional,Team Coaching
(092) 98128-5272
www.edicoach.com.br