Como enfrentar um desafio?
Espaço Corporativo – Jornal Correio de Capivari
sexta-feira, 15 de junho de 2018
Estamos vivendo momentos de intensa transformação. Em poucos anos estamos experimentando mudanças significativas no modo de viver. Mudanças de comportamentos e muita dificuldade e desafios a serem enfrentados e vencidos. Tudo acontecendo em tempo real com necessidade de atitudes concretas para aprendizado e crescimento. Temos que ser determinados na condução de nossas vidas e nossa sobrevivência. Se observar os últimos anos, verás quanta coisa ocorreu em nosso cotidiano que antes não havíamos experimentado. Muitos hábitos foram alterados com a chegada de novas tecnologias, como por exemplo, ler uma notícia no jornal impresso e atualmente ler através de algum dispositivo digital.
Exemplos não faltam. Basta lembrar como eram os tempos a 20 anos passados e agora. Muitos desafios foram vencidos e às vezes é difícil imaginar como foi obtido. Você poderia imaginar que daqui a poucos anos não haverá motoristas, pois os veículos serão conduzidos através de componentes eletrônicos? Parece coisa de futuro, mas já existem diversos protótipos em andamento. Porém, temos que admitir que tudo está acontecendo por determinações concretas e disciplinadas para obtenção desses feitos. Como é fundamental a atitude e determinação aliada ao caráter e competências. E como é possível descrever essa atitude e determinação para enfrentar desafios? Como sempre apresento uma pequena estória que ajuda a compreender melhor.
No mundo animal temos a figura de um rei. Normalmente é atribuído esse poder ao leão. Tendo certa região três deles, foi definida uma forma para identificar qual deles o seria. Sendo assim os demais animais definiram que seria rei, aquele que escalasse a maior montanha da região. E assim o desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a grande escalada. O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma águia, idosa na idade porém grande em sabedoria, pediu a palavra: – Eu sei quem deve ser o rei! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
É simples – confessou a sábia águia. Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha. – O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu! – O segundo leão disse: Montanha, você me venceu! – O terceiro leão também disse: Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, enquanto eu ainda estou crescendo. – A atitude de quem pensa assim é maior que seu problema. Espero que essa simples reflexão contribua na obtenção dessa importante conquista. Fraterno abraço!