Como a ergonomia pode ajudar em seu projeto
Seja você um profissional de ergonomia ou gestor, é importante ter uma visão ampla do que é ergonomia em um projeto e como seus princípios fundamentais podem ser aplicados.
A ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas para que eles se ajustem às pessoas que os utilizam.
Quando uma solução ergonômica é aplicada na fase do projeto, ela tem um custo. Se não for aplicada, e isso gerar uma questão ergonômica, sua aplicação na fase de correção costuma custar pelo menos nove vezes mais.
Uma das melhores maneiras de prevenir e controlar lesões e incidentes no local de trabalho é “projetar” perigos e riscos no início da fase de projeto. Isso é conhecido como Prevenção através da ergonomia do projeto (EP). Organizações de classe mundial abordam a ergonomia no processo de projeto do produto/equipamento/layout porque garante um ajuste adequado do trabalho ao trabalhador, o que reduz o risco de lesões no local de trabalho, como distúrbios musculoesqueléticos relacionado com o trabalho (DORT), e minimiza os custos.
A ergonomia visa criar espaços de trabalho seguros, confortáveis e produtivos, trazendo habilidades e limitações humanas para o projeto de um espaço de trabalho, incluindo o tamanho do corpo do indivíduo, força, habilidade, velocidade, habilidades sensoriais (visão, audição) e até atitudes.
O número de pessoas no Brasil com 65 anos ou mais deverá dobrar nos próximos 50 anos. Com isso, equipamentos, serviços e sistemas precisarão ser projetados para acomodar as necessidades crescentes da população envelhecida, aplicando-se ao transporte público, instalações prediais e espaços de convivência.
Alinhar as atividades de ergonomia com as etapas do processo de seu projeto
Para formar um plano eficaz para integrar a ergonomia ao projeto, você precisa entender o processo e as informações em cada estágio. Esses incluem:
Estabelecer Diretrizes de Projeto para Ergonomia
Diretrizes de projeto devem ser distribuídas a engenheiros, compradores e fornecedores para garantir que o conhecimento de ergonomia seja compartilhado. As melhores práticas para especificações de projeto incluem:
Educar os envolvidos formando uma cultura
Para sustentar um processo ergonômico, é imprescindível que cada pessoa na organização tenha conhecimento e receba treinamento, baseado em sua função, sobre a importância da ergonomia e o objetivo da empresa para o processo.
Sempre que estiver aplicando um treinamento no gemba, análise alguns pontos como:
Fazendo essas boas práticas, você melhora a absorção do conhecimento repassando para o interlocutor.
Recomendados pelo LinkedIn
Incluir Lições Aprendidas de Projetos Anteriores
É importante saber o que funcionou bem no passado e o que não funcionou, para garantir que as decisões corretas sejam tomadas. Algumas das lições aprendidas que podem facilitar a implementação de novos procedimentos de projeto incluem a compreensão de:
Tenha um plano para lidar com interrupções de projeto
É quase impossível projetar todos os riscos potenciais e é provável que mudanças no projeto do local de trabalho aconteçam durante o processo (mesmo com o melhor planejamento). Infelizmente, às vezes essas mudanças podem aumentar a exposição ao risco de DORT. Para se preparar, esboce um plano para gerenciar o processo usando estas quatro etapas:
Conclusão
A eficiência e conforto dos trabalhadores no local de trabalho dependem em grande parte de um bom envolvimento das pessoas certas no projeto.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Mande um e-mail!
Nós ajudamos você a decidir melhor!
"Quando trabalhamos juntos, chegamos mais longe".
Alexandre Espinha
"Eu ajudo as empresas a criarem um modelo inovador de gestão de ergonomia e melhoria de processo, de modo que, juntos, possamos mudar o mundo".
#ergonomiacuratudo #ergonomicinfocus #gestãodeergonomia #AlexandreEspinha #ergonomiaemfoco