Como Escolher Uma Operadora de Planos De Saúde
Quando vamos conhecer um novo restaurante, a primeira coisa que fazemos é buscar avaliações. Você não conhece a comida, o atendimento e o ambiente, mas com base nas avaliações dos seus conhecidos e as notas dadas em aplicativos de sugestões de estabelecimentos, redes sociais e sites de busca, podem te ajudar na escolha.
Com as Operadoras de Saúde não precisa ser diferente, pois atualmente a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, avalia as operadoras o que pode nortear a escolha do usuário. Além da avaliação, ela incentiva a adesão de programas de promoção a saúde.
Para analisar as operadoras, a ANS promove o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) e a nota é conhecida por Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, o IDSS. Vamos dizer que são as estrelas do restaurante que você escolheu conhecer.
O IDSS avalia de forma compulsória, todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar, por meio de indicadores em 4 dimensões que abordam todo o escopo de uma operadora de plano de saúde.
Use ele a seu favor na hora de escolher uma operadora para te fornecer assistência na prevenção de sua saúde ou no momento em que você mais precisar. Uma coisa importante de se saber é da ampla divulgação da nota, ou seja, além das operadoras serem obrigadas a divulgar em seu site a ANS também divulga a listagem completa das notas das operadoras.
"Se caso você não encontrar a nota da operadora, no ano base, na qual você está pleiteando uma contratação, fique em alerta. Há algo errado nas operações dessa operadora"
Ah, mas como usar as notas a meu favor? Teremos muito a se analisar nas dimensões, mas segue um guia bem rápido:
1ª Dimensão: QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE. Mais importante que curar é prevenir. Aqui se avalia as ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Recomendados pelo LinkedIn
2ª Dimensão: GARANTIA DE ACESSO. Eu consigo usar quando preciso? Aqui está as avaliações relacionadas à rede assistencial que se refere a garantia de acesso e a oferta de rede de prestadores.
3ª Dimensão: SUSTENTABILIDADE NO MERCADO. Essa empresa se sustenta e irá permanecer funcionando por um bom tempo? Essa dimensão olha para a sustentabilidade de mercado e solidez de suas atividades, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, engloba a satisfação do beneficiário e compromissos com seus prestadores.
4ª Dimensão: GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO. Essa operadora cumpre com suas obrigações? Posso confiar nela a saúde da minha família? Essa dimensão olha para o cumprimento das obrigações técnicas junto à ANS.
E ai? Agora você tem mais informações para escolher aquela que melhor pode te acolher e cuidar de você. Aquela que você vai confiar sua família e os seus colaboradores. Não pense só em preço, pense em serviço e qualidade.
Diz aí, consegui te ajudar?
Logo falaremos mais sobre a Saúde Suplementar. Fiquem por aqui e até logo.
Por Carletti Cátia Faria
Gestão e Automação de Processos/Auditoria Interna/ Gestão de Projetos/LGPD/Gestão de Riscos/Controles Internos/Compliance/ESG
1 aMuito bom artigo!! Tema muito importante para os clientes que queiram adquirir um plano de saúde!!